Reunião na SSP sobre nomeações dos candidatos aprovados no concurso PC-01/2013
Hoje (11/09/2017) em reunião na SSP com o Secretário Adjunto, Dr. Sérgio Turra Sobrane, o Presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker Tagliarini, o Vice-Presidente Daniel Ricco e Secretário de Finanças, Paulo Rogério Barricelli de Faria trataram sobre a falta de efetivo na Superintendência da Polícia Técnico Científica (SPTC).
Durante a reunião Becker expôs ao Secretário Adjunto sua preocupação com a fala do Governador Geraldo Alckimin em entrevista à Rádio Bandeirantes em 05/09/2017 (clique aqui para assistir a entrevista), na qual o Governador mencionou investimento no policiamento ostensivo e preventivo, Polícia Militar, com aumento da ROCAM e na Polícia Civil investimento em inteligência e tecnologia, não fazendo menção à SPTC, que está sempre presente nos locais de crimes, quando requisitada pela Polícia Civil e nos casos de crime militar, quando requisitada pela Polícia Militar.
O Vice-Presidente do SINPCRESP argumentou que a falta de investimentos na Polícia Científica é muito preocupante, principalmente em relação ao efetivo, pois hoje a defasagem de Perito Criminal é da ordem de 35%. Ricco comentou ainda que a baixa quantidade de candidatos nomeados para as carreiras que integram a SPTC (perito criminal, fotógrafo técnico pericial e desenhista técnico pericial) tem agravado ainda mais a situação já crítica, pois a reposição de profissionais está sendo inferior à quantidade de vacâncias decorrentes de aposentadorias, exonerações e demissões que vem ocorrendo.
Barricelli reforçou dizendo que já ocorreu a nomeação de todos os candidatos aprovados nos concursos de 2013, das carreiras que compõem a Polícia Civil, inclusive que já estão sendo nomeados os candidatos excedentes, enquanto o mesmo não ocorreu com os candidatos aprovados nos concursos para as carreiras da SPTC, cujas nomeações não atingem nem 50% do total de candidatos aprovados.
O Secretário Adjunto comentou que será feito encaminhamento ao Governador solicitando as nomeações de peritos criminais e demais servidores da SPTC, mas a atual situação econômica inviabiliza a nomeação imediata de todos os candidatos aprovados.