Presidente do SINPCRESP solicita apoio a deputado para construir novas instalações do IC em Prudente


Nesta terça-feira (24), o presidente do Sindicato dos Peritos do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker Tagliarini, esteve na Assembleia Legislativa (Alesp), onde se reuniu com o deputado estadual Ed Thomas a respeito de uma nova unidade para o IC e o IML de Presidente Prudente.

Becker solicitou apoio para a liberação de verba para a realização do projeto executivo de construção de uma Unidade de Perícias em Presidente Prudente, no valor de R$ 1,6 milhões, para a realização do projeto executivo em terreno doado ao Estado.

Atualmente, o Instituto de Criminalística (IC) da região funciona em um andar no prédio do Departamento de Polícia Judiciária de Presidente Prudente, mas que necessita ser desocupado por conta de uma reforma da Polícia Civil e por falta de estrutura para execução das atividades de perícia criminal.

Com espaço próprio, a prestação de serviço será otimizada, podendo aumentar a quantidade, a qualidade e a segurança dos serviços prestados à comunidade.

A região de Presidente Prudente é responsável por 30% das apreensões de drogas do estado.

O Tribunal de Contas estadual, em parecer de 2013, já determinava que o IC e o IML tivessem prédios próprios pois, onde estão situados, não comportam as atividades feitas. Há, inclusive, situações em que os exames são realizados em veículos acidentados e produtos de crime examinados na rua, expondo o perito a risco de acidente e adversidades climáticas, pela falta de um local seguro.

Com a aquisição de um espaço próprio, seria possível mudar esse quadro pois, por falta de equipamento, os testes de drogas sintéticas locais estão sendo encaminhados para São Paulo, sob risco do material apreendido cruzar mais de 500 quilômetros em direção à Capital.

NPC Presidente Prudente - área para realizar vistoria

Comentário TCE sobre local para realizar vistoria

Compartilhe: