Presidente do SINPCRESP participa do 1º Encontro dos Servidores Públicos
Durante dois dias, representantes de 90 entidades sindicais se reuniram na Capital Paulista para discutir os desafios do funcionalismo público durante o 1º Encontro dos Servidores Públicos do Estado de SP, promovido pela Frente Paulista em Defesa do Serviço Público, no Centro do Professorado Paulista (CPP).
O objetivo do encontro foi definir as reivindicações comuns do funcionalismo para a criação da Campanha Salarial Unificada. Foram criados grupos de discussão por temas e o Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP) participou das discussões no grupo da Segurança Pública e Justiça, ao lado de representantes da Polícia Penal, da Polícia Civil, Alesp, Ministério Público e demais membros do Judiciário. “Debatemos as prioridades e as pautas coletivas para a segurança pública. Entre elas, está a necessidade de uma mesa de negociação permanente para discutir não só as questões salariais, mas também a necessidade de fazer concurso público para sanar o deficit no funcionalismo, o que tem impacto direto na qualidade e na agilidade do serviço prestado à população”, explica Eduardo Becker, presidente do SINPCRESP.
Na questão salarial, o grupo ressaltou a importância de fazer uma proposta de encaminhamento de lei complementar para que o Estado seja obrigado a fazer a recomposição salarial do servidor. Durante o encontro foi discutida, ainda, a necessidade de combater o assédio moral, um mal que vem atingindo cada vez mais o funcionalismo. “Outro problema recorrente em todas as secretarias é a precariedade das condições de ambiente de trabalho para o servidor. Se as condições nas repartições públicas são ruins para o público que utiliza o espaço eventualmente, imagine para o servidor que trabalha todos os dias nesses locais”, acrescenta o presidente do SINPCRESP.
Segundo Becker, o encontro dos servidores é importante para unificar as demandas comuns do funcionalismo e reivindicar as mudanças de forma conjunta. “Ainda assim, cada entidade encaminhará suas pautas específicas para as respectivas secretarias, coisa que o SINPCRESP já vem fazendo. Lembrando que agora em 1º de Março é a data-base para a campanha salarial dos servidores públicos. Vamos aguardar a proposta do Estado, convocar uma Assembleia Geral e avaliar”, reforça.
Reforma da Previdência
A necessidade de revisão da Reforma da Previdência, que prejudicou os servidores do estado de uma forma mais contundente que a reforma federal, é outra reivindicação unificada. “As regras em São Paulo para a concessão das pensões ficaram bem mais duras, até porque o governo anterior, tanto estadual quanto federal, culpava o servidor pelos problemas provocados pela má gestão do Estado”, resume.
IAMSPE
As deficiências do atendimento pelo IAMSPE também foram discutidas durante o Encontro de Servidores. “O SINPCRESP participa da Comissão Consultiva Mista do IAMSPE e toda última quinta-feira do mês tem reunião. É importante que os servidores nos enviem informações denunciando falhas e problemas na prestação de serviço de sua de sua cidade para que o sindicato possa reclamar junto a CCM e solicitar providências”, completa Becker.
Crédito das Fotos: Lucas Celegatti | por Assetj, Fespesp e Pública Central do Servidor