Na Câmara Municipal de São João da Boa Vista Presidente do SINPCRESP pede apoio para nomeação de servidores e reposição salarial
Reunião na Câmara Municipal de São João da Boa Vista, presidente do SINPCRESP solicita apoio aos vereadores do município na nomeação de todos os candidatos aprovados nos concursos das carreiras da SPTC e para reposição salarial. (Na fotografia, da esquerda para direita, João Carlos Doria, Rui Nova Onda, Edson Pires, Fernando Betti, Becker, Márcio Matielo e Marcelo Scoassado)
Após se reunir com vereador de Casa Branca pela manhã da última terça-feira (05/09/2017), o presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker Taglirini, na parte da tarde, esteve reunido com o Vereador Fernando Betti na Câmara Municipal de São João da Boa Vista. A convite do Vereador Fernando, participaram da reunião o Vereador Rui Nova Onda, João Carlos da S. Doria, chefe de gabinete do município. Estiveram presentes também, os Peritos Criminais Edson Pires (membro do Conselho Superior de Peritos do SINPCRESP), Márcia Lourenço (membro suplente do Conselho Fiscal do SINPCRESP) e Márcio Matielo (membro do Conselho Fiscal do SINPCRESP), e o Fotógrafo Técnico Pericial Marcelo Scoassado, todos da Equipe de Perícias Criminalísticas (EPC) de São João Boa Vista.
Na reunião o presidente do SINPCRESP expôs que hoje o déficit de servidores públicos nos quadros da Superintendência da Polícia Técnico Científica (SPTC) é da ordem de 40%, situação esta que causa prejuízo ao bom desenvolvimento dos serviços prestados pelas unidades do Instituto de Criminalística. Esclareceu ainda, que além do reduzido quadro de servidores, a Instituição recebe baixo investimento por parte do governo paulista, o que impossibilita a aquisição de novos equipamentos e reagentes, reposição e manutenção de viaturas, e a construção e/ou reformas das edificações. Por tais motivos solicita apoio da Câmara Municipal de São João de Boa Vista para realizar moção para nomear todos os candidatos aprovados nos concursos para as carreiras que integram a SPTC.
O Verador Fernando disse que apresentará o pleito de solicitação de moção ao presidente da Câmara de São João, para que leve ao plenário e mais que irá fazer um requerimento de serviço ao Governo paulista solicitando a nomeação de todos os candidatos aprovados nos concursos realizados em 2013.
Durante a reunião foi dito por Becker que há um projeto, apoiado pelo Deputado Estadual Chico Sardeli, pelo Vereador Enivaldo W. da Silva (Minhoka) de Casa Branca e do Diretor do Núcleo de Perícias Criminalísticas de Campinas, o Perito Criminal Dr. Edvaldo Messias Barros e do Chefe da EPC de S. J. da Boa Vista, o Perito Criminal Dr. Marco Antônio Rodrigues, que estuda a possibilidade de abertura da EPC de Casa Branca.
Notícia publicada no Jornal Casa Branca, de 26/08/2017.
Apesar de apoiar a abertura de diversas unidades do IC, dentre elas a de Casa Branca, o presidente do SINPCRESP vê com preocupação a proposta desse projeto neste momento, pois a situação do IC-SPTC é crítica, há falta de recursos humanos, materiais e orçamentários, o que por si só já inviabilizam tal projeto.
Como se não fossem suficientes, há ainda a questão legal, uma vez que no Decreto 42.847, de 09/02/1998, que dispõe sobre a estrutura organizacional da SPTC, não está prevista a EPC de Casa Branca, enquanto outras EPCs, Santo Amaro, Itaquera e Detran, estão previstas mas não existem pelos motivos anteriormente citados.
Diante das explanações feitas durante a reunião, os Vereadores Fernando e Rui, bem como o Chefe de Gabinete, Doria, se prontificaram a acompanhar o desenvolvimento do projeto e que apoiarão aos pleitos feitos na reunião, bem como a manutenção da EPC no município de São João da Boa Vista.