EPC de São Sebastião recebe visita do presidente do SINPCRESP


O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo, Eduardo Becker, visitou nesta terça-feira (31) a Equipe de Perícias Criminalísticas (EPC) de São Sebastião. A unidade é alugada e trata-se de uma residência que foi adaptada para atender às necessidades da equipe, contudo fica em um local de fácil acesso tanto para o público quanto para saída de atendimento às ocorrências.

No relatório do Tribunal de Contas, foram apontadas correções a serem feitas na EPC, como reformas e compras de equipamentos, que já foram providenciadas pelo atual chefe. Falta ainda a aprovação de algumas reformas que foram solicitadas à Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC). A EPC possui boas relações com os distritos policiais, fóruns, promotoria e prefeitura locais.

Durante a visita, os servidores pediram recorrentemente que a unidade, em um futuro próximo, possa ter uma sede própria. Falaram também sobre a necessidade da substituição de equipamentos de informática, mobiliário e que seja realizada novamente a Operação Verão da perícia, assim como na virada 2017/2018, para que se possa ofertar um bom atendimento ao público, principalmente na época em que a população da região mais que quadriplica (mais de um milhão de turistas) e, assim, torna o deslocamento da equipe de perícia até as ocorrências extremamente lento e difícil, pois há somente uma via para se deslocar nos 200 km de um extremo ao outro da cidade.

Os profissionais comentaram ainda que a última Operação Verão -  que contou com o apoio não só do governo estadual, mas também com a colaboração das prefeituras e participantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) - foi um sucesso, pois permitiu que o tempo entre os acionamentos e atendimentos dos locais a serem periciados demorasse em média 30 minutos e não mais de 3 a 4 horas, como em casos em que não havia a equipe extra, adicionada com a implementação de servidores voluntários de outras unidades para trabalharem na operação e que a mesma foi possível em decorrência do grande empenho do atual Chefe da Unidade, que pessoalmente fez contato com as Prefeituras, Câmara Municipais e Consegs das cidades que são atendidas pela EPC de São Sebastião, solicitando apoio na idealização da Operação Padrão da Perícia.

Graças ao resultado, prefeituras da região (Ubatuba, Caraguatatuba, Bertioga e São Sebastião) já estão questionando o Instituto de Criminalística local quanto ao desenvolvimento da Operação Verão das perícias para este ano.

“É muito importante fazer essas visitas às unidades para saber não somente de todas as demandas e necessidades dos servidores, mas também entender o que está sendo implementado e dando certo em cada local específico, como o que ocorre na EPC de São Sebastião que na atual gestão implementou novas rotinas de trabalho, que permitiram melhor o atendimento à população e consequentemente o próprio ambiente de trabalho”, avaliou Eduardo Becker.

Durante o ano de 2018 e 2019, ainda acontecerão diversas visitas pelos ICs do Estado, até que sejam todas elas possam ser visitadas.

Presidente e colaboradores da epc de sao sebastiao

Colaboradores epc sao sebastiao

Compartilhe: