133 aprovados em concurso de 2013 tomam posse


Após uma longa luta, uma vitória. No próximo dia 28 de dezembro, quinta-feira, 133 peritos criminais aprovados no concurso PC 01/2013 tomarão posse. Para Eduardo Becker, presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), a batalha continua. “Continuaremos na luta para empossar os demais aprovados, que há quatro anos aguardam a chamada.” Becker considera a falta de capital humano um dos maiores prejuízos à segurança pública do Estado. “De nada adiantam investimentos em viaturas e maquinário sem a presença de peritos criminais treinados para utilizá-los”, pondera.

Entre os aprovados remanescentes, um misto de esperança e apreensão; quanto maior o prazo para a posse dos peritos criminais, maior o risco de uma chamada somente em 2019, já que 2018 é ano de eleições. A lei estabelece que aprovados em concursos públicos não podem ser empossados no período de três meses antes e três meses depois da data do pleito.

Enquanto isso, aumenta a demanda por vagas da Polícia Técnico Científica devido à morosidade para preenchimento de seus quadros, com profissionais aposentados e/ou que migram para a iniciativa privada. Com mais de mil aprovados no concurso  PC 01/2013, já que O EDITAL estabelece a aprovação de 3 vezes o número de vagas anunciadas (447), essa é uma oportunidade para que o governo fortaleça as fileiras da Polícia Técnico Científica. E o SINPCRESP continua lutando por uma categoria forte, unida e atuante.

Compartilhe: