SINPCRESP acompanha lançamento da Frente Parlamentar de prevenção ao suicídio

No mês da campanha do Setembro Amarelo, foi lançada na última quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a Frente Parlamentar de prevenção ao suicídio dos profissionais de segurança pública, criada e coordenada pela deputada estadual Adriana Borgo (PROS). O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, esteve presente.

O evento, que abordou a questão da saúde mental, o acolhimento e a comunicação como formas de prevenção ao suicídio, recebeu policiais técnico-científicos, militares e civis, agentes de segurança, guardas civis e profissionais da saúde para debater este problema que afeta milhares de pessoas pelo mundo e vem se acentuando cada vez mais entre os profissionais de segurança. Somente no ano passado, 104 agentes tiraram a própria vida. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o número é 42,5% maior do que o registrado em 2017.

A deputada Adriana Borgo falou da necessidade de criar políticas públicas para diminuir essas estatísticas. "Devemos ajudar emocionalmente esses profissionais da segurança pública. Uma tropa doente não pode servir e proteger a população. Há uma preocupação alarmante. Este é o início de uma grande mudança", declarou a parlamentar.

O presidente do SINPCRESP elogiou a criação da Frente. “Este foi um ato inovador na Alesp, pois busca mostrar como as corporações Polícia Técnico-Científica, Civil e Militar são por dentro e o que os familiares destes profissionais sofrem no dia a dia. Não são órgãos opressores como mostrado pela mídia muitas vezes, mas sim compostos por servidores que sofrem com o descaso do Governo, sem suporte, salário ou condições dignas de trabalho. Nós ficamos muito gratos por esta iniciativa da deputada”, pontuou Becker.

Além de Adriana Borgo, compuseram a mesa principal do evento o deputado Sgt Neri; deputado Adalberto Freitas; deputada Edna Macedo; Iracema Costa, diretora do GQVidass; o Secretário de Administração Penitenciária, Cel Nivaldo Restivo; a perita criminal e diretora divisionária do Centro de Perícias do Instituto de Criminalística do Estado de SP, Cristiane Farias Dias; o delegado de Polícia e diretor da Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo, Júlio Gustavo Vieira Guebert e a Cel Mônica Pulitti Dias Ferreira, do Comando Geral da Polícia Militar.

Os palestrantes foram: Andressa Vinci de Castro, psicóloga pós-graduada em Psicomotricidade; Edson Carlos dos Santos, psicólogo e responsável técnico da Clínica Rey Gestão em Psicologia; Cel. PM José Mauricio Weisshaupt, presidente do Projeto Valorização da Vida e o professor Samuel Borges, teólogo com especialização em Psicologia da Comunicação Humana.

Data: 25/09/2019
Visualizações: 760