Os cuidados com a saúde mental dos peritos criminais é tema de programa com participação do presidente do SINPCRESP

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo, Eduardo Becker, participou do programa “Em Discussão Especial”, da TV Alesp, que foi ao ar em 09 de outubro e teve como tema os “Cuidados com a Saúde Mental dos Peritos Criminais”. O assunto foi exposto com a pesquisadora e enfermeira Greice Prata Carvalho. Quem intermediou a conversa foi a jornalista Silvia Garcia.

Greice estudou durante quatro anos a rotina dos peritos criminais e fotógrafos que atuam no Instituto de Criminalística de São Paulo, e conheceu todo estresse, pressão e violência a que os polícias técnicos científicos estão expostos. “O deslocamento nas viaturas que fazíamos já era um ambiente totalmente hostil, porque a polícia não é tão respeitada como deveria e é em outros países. Então quando a gente se locomovia por dentro da periferia, por exemplo, havia comentários hostis e certa repressão, já gerando ansiedade e estresse antes sequer de chegar ao local”, comentou a pesquisadora.

Apesar da hostilidade, Becker recordou que os peritos criminais são os que podem trazer respostas aos crimes cometidos. “O perito criminal faz parte do processo que vai trazer um alento aos familiares e à sociedade, porque ele vai levantar elementos materiais - pela ótica da ciência - para explicar quem foi que cometeu aquele crime, quem era aquela vítima e como esse crime foi cometido, permitindo assim com que o juiz forme sua convicção de valores e possa aplicar a pena correta, juntamente às outras provas”, disse.

O presidente do SINPCRESP também abordou a formação dos profissionais da área, os desafios e as dificuldades encaradas pela categoria, e comentou as iniciativas do sindicato para colaborar com a melhoria das condições de trabalho dos servidores.

CLIQUE AQUI para ler mais sobre o estudo.

CLIQUE AQUI para fazer o downlaod do tese de doutorado na íntegra.

Data: 07/11/2019
Visualizações: 1181