Deputado fala sobre saúde mental da polícia na Alesp

O Deputado Reis (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para falar de um grave problema que assola as forças policiais: a degradação da saúde mental dos profissionais de segurança pública. 

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que, entre 2018 e 2019, foram registrados 184 suicídios de policiais, uma taxa de 17,4 suicídios por grupo de 100 mil policiais, quase o triplo da média nacional. Os números mostram que  morreram mais policiais por suicídio do que em confronto em serviço. 

Segundo Reis, os salários insatisfatórios e o ambiente de trabalho são os motivadores do aumento de doenças mentais. ‘’O medo da morte na atividade profissional, o medo pelo futuro da família, o temor de não conseguir proporcionar aos filhos a assistência necessária, o trabalho exaustivo sem proporção equivalente à remuneração oferecida, são alguns dos fatores que levam os policiais a ficarem doentes”, afirmou Reis.

A contribuição do deputado para a causa é de extrema importância e reforça a necessidade de todas as entidades que representam os servidores da Polícia Científica se unirem para garantir os direitos dos policiais. Assim como o SINPCRESP, o deputado entende que o Estado deve oferecer aos policiais paulistas acompanhamento de saúde mental e criar espaços que ofereçam ajuda especializada. 

Clique aqui para assistir à fala do deputado na íntegra (https://youtu.be/BIsemdkKQFI)

Data: 29/05/2023
Visualizações: 1081