Rádio de São Carlos entrevista presidente do SINPCRESP sobre falta de peritos

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, foi entrevistado pela Rádio Pop 88, de São Carlos, sobre o déficit de peritos criminais. A reportagem foi ao ar na manhã de quinta-feira, 02 de agosto.

O déficit em São Carlos, hoje, é de 33%. O município deveria ter 15 peritos, mas conta com apenas 10, número abaixo do mínimo necessário para se trabalhar dentro da legalidade, que é de pelo menos 11.

Essa situação tem gerado sobrecarga de serviço, com profissionais trabalhando até 60 horas semanais, 20 a mais do que o previsto em lei. Há ainda problemas com ambientes de trabalho insalubres, vazamentos, falta de estrutura dos laboratórios e até falta de segurança.

Sobre o concurso de 2013, Becker reiterou que o SINPCRESP tem exigido há bastante tempo do Governo para que todos os aprovados sejam chamados, mas as nomeações vêm ocorrendo a conta-gotas. “O Estado tem preterido a nomeação dos peritos criminais, apesar de sua função importantíssima”, denunciou.

O presidente do SINPCRESP explicou que a entidade tem dialogado e movido ações administrativas, mas que o próximo passo é ingressar com ações judiciais contra o Estado para que sejam feitas as nomeações, além de ações de indenizações por enriquecimento ilícito, por fazer o perito trabalhar além do que deveria.

Becker rechaçou o argumento do Governo de que não há orçamento e lembrou que há espaço para outras carreiras e também para a Polícia Militar. “A perícia é sempre preterida, deixada para depois”, apontou Becker.

Data: 03/08/2018
Visualizações: 1131