NA MÍDIA - Jornal da EPTV 2ª edição – Sistema desenvolvido por pesquisadores pode auxiliar serviço da perícia
O Jornal da EPTV - 2ª edição, da região de Campinas e Piracicaba, exibiu na quarta-feira (31) uma reportagem sobre o sistema desenvolvido na Faculdade de Odontologia da Unicamp, que pode ajudar a perícia criminal, simulando o impacto de um tiro por meio de computação gráfica.
A simulação é realizada utilizando dados de vítimas reais coletados em IMLs por todo Brasil e informações detalhadas das armas de calibres mais utilizados em casos de assassinatos, roubo seguido de morte e suicídios.
O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, vê com bons olhos a utilização de tal ferramenta por parte da perícia. “A vantagem é a precisão que ela vai gerar, tanto defesa quanto acusação poderão utilizá-la e, assim, o julgamento será justo. É tudo o que se busca”, disse.
Contudo, Becker recordou que é necessário investimento do Governo para a utilização da tecnologia. “Ainda é muito defasado o investimento, o que ocorreu no passado foi ínfimo e não equipou corretamente a Polícia Científica”, afirmou.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) se posicionou apontando que realizará um investimento de mais de R$ 2 milhões para compra de equipamentos e digitalizadores de imagens. O presidente do SINPCRESP alerta, no entanto, que o valor é baixo, pois com ele não seria possível sequer equipar todos os Núcleos de Perícias (NPCs) da capital e interior com um scanner laser 3D. “Há um investimento muito pequeno do Estado para comprar um equipamento desse”, avaliou Becker. Segundo ele, o ideal seria uma ferramenta em cada unidade do IC existente no estado.
Segundos os pesquisadores, o contato com o Governo Federal em busca de recursos para ampliação e aperfeiçoamento do sistema está em andamento.
Fonte: https://globoplay.globo.com/v/7808635/programa/ (acesso em 02/08/2019)