Solenidade de aniversário de 21 anos da SPTC tem presença do SINPCRESP

Na manhã desta sexta-feira (15), aconteceu a celebração do aniversário de 21 anos da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), criada em 09 de fevereiro de 1998. Ela é a responsável por coordenar os trabalhos do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico Legal (IML) que, juntos, possuem mais de 3.500 funcionários, 547 viaturas e 196 equipes atuando ininterruptamente.

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, esteve presente no evento. A mesa principal foi composta pelo secretário-executivo da Polícia Civil na Secretaria da Segurança Pública, Youssef Abou Chahin, o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Mauricio Rodrigues Costa, o diretor do Instituto de Criminalística (IC), Mauricio da Silva Lazzarin e o diretor do Instituto Médico Legal (IML), Alexandre Marcos Inaco Cirino. O secretário-executivo da Polícia Militar, Alvaro Batista Camilo, os deputados estaduais Adriana Borgo (PROS) e Marcio Nakashima (PDT) também compuseram a mesa principal e se colocaram à disposição das necessidades da instituição.

Em seu discurso, Mauricio Lazzarin fez uma retrospectiva de sua carreira e a relação dela com a história e crescimento da SPTC. Alexandre Cirino também fez um panorama de sua caminhada profissional e avaliou a importância da Polícia Científica: “Se antes éramos apenas um apêndice, hoje somos um órgão vital e cabe a todos ajudar a manter o organismo vivo, trabalhando e evoluindo sempre com um único alvo: manter o Estado forte e, desta maneira, obter uma justiça forte”.

Já o Superintendente da SPTC comentou sobre o trabalho silencioso da Polícia Técnico-Científica que, diariamente, se presta a manter uma instituição forte e que resulte em serviços de qualidade. Lembrou também que é uma polícia solidária, em casos como a ajuda dada na busca e reconhecimento de corpos da tragédia ocorrida em Brumadinho (MG), com envio de servidores e materiais de São Paulo. “O bom serviço prestado não é só para São Paulo, mas para o Brasil. O estado irradia conhecimento”, afirmou. “Nós não ajudamos só a sociedade, mas também auxiliamos a Polícia Civil a chegar a uma conclusão em seus inquéritos para que indicie ou inocente pessoas”, recordou.

Dr. Youssef Abou Chahin falou sobre quando a Polícia Técnico-Científica surgiu e que, à época, se comentava que seria a “polícia do futuro”. “Agora, ela é do presente, uma das grandes responsáveis e fundamental para o crescimento dos números de crimes esclarecidos”, analisou. Ele comentou ainda sobre o déficit de profissionais na instituição, a necessidade da valorização dos servidores e que tomará providências para melhorar os recursos humanos, materiais e salariais do órgão.

O presidente do SINPCRESP relatou a sua caminhada profissional, desde quando a SPTC ainda possuía dificuldades primárias, e valorizou a evolução da instituição até aqui, tendo se tornado a maior Polícia Científica não apenas do Brasil, como também da América Latina. Ele relembrou, porém, que ainda há muito o que conquistar e que o sindicato luta, lado a lado - desde a sua criação - para colaborar com o crescimento institucional da superintendência. “O SINPCRESP representa todos os servidores da Polícia Técnico-Científica e batalha por ações que melhorem a sua vida pois, somente assim, poderemos ofertar um melhor serviço à população de São Paulo, do Brasil e até mesmo internacional. É essa luta de todos que torna a SPTC grande e não permite com que ela se dobre perante as dificuldades impostas”.

Antigos diretores do IC e ex superintendentes da SPTC, alunos da ACADEPOL, o presidente da Associação de Médicos Legistas de São Paulo (AMLESP), João Roberto Oba, entre outros diversos profissionais, também compareceram à solenidade.