Vídeos do Sindicato

Imprensa revela novos problemas de atendimento no IAMSPE

 

Mais uma vez, a precariedade no atendimento do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) foi tema de uma reportagem na grande imprensa. Desta vez, foi veiculada uma reportagem no Bom Dia SP, na TV Globo, em 10/04, evidenciando a demora de 8 horas no atendimento do Hospital do Servidor Público Estadual, em São Paulo.

A reportagem destacou que pacientes enfrentam longas esperas de até dez horas no pronto-socorro, muitas vezes sem conseguir o atendimento necessário. O público prioritário, como idosos e crianças, também é afetado pela demora e pela aglomeração.

Os servidores relatam que os médicos alertam sobre a falta de medicamentos e a inadequação do atendimento para aqueles que estão esperando.

À imprensa, o diretor técnico do IAMSPE, Marcelo Takano, informou que medidas estão sendo tomadas para mitigar o problema. Foi estabelecida uma comissão gestora, encarregada de registrar as reclamações e implementar soluções, conforme estabelecido em contrato administrativo.

A situação de precariedade do IAMSPE tem sido relatada pelo Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP) há tempos. Veja reportagens sobre o tema aqui (https://sinpcresp.org.br/posts/servidores-denunciam-atendimento-precario-no-iamspe) e aqui (SINPCRESP - Número de reclamações contra IAMSPE cresceu 118,7% nos últimos 4 anos).

O sindicato, membro da Comissão Consultiva Mista (CCM) do IAMSPE, tem o compromisso de encaminhar as denúncias à comissão. (Leia mais aqui: https://sinpcresp.org.br/posts/sinpcresp-participa-de-frente-parlamentar-em-defesa-do-iamspe) "Tudo que recebemos é analisado pelas comissões, afinal, é inadmissível que os servidores não obtenham respaldo. E, diante disso, é preciso reiterar a necessidade do governo de São Paulo de abrir os olhos para o IAMSPE em busca de um atendimento digno," comenta Eduardo Becker, presidente do SINPCRESP.

Para denunciar problemas no atendimento do IAMSPE, os servidores podem contatar o SINPCRESP pelo e-mail: sinpcresp@sinpcresp.org.br.  Todas as denúncias serão encaminhadas à CCM e à Frente Parlamentar em Defesa do IAMSPE, cujo objetivo é cobrar soluções por parte do governo de São Paulo.

Confira a reportagem da Globo na íntegra

https://globoplay.globo.com/v/12506134/

Para mais informações, acesse:
SINPCRESP - Em reunião da CCM, SINPCRESP debate questões sobre o IAMSPE

Visualizar

Deputado fala sobre saúde mental da polícia na Alesp

O Deputado Reis (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para falar de um grave problema que assola as forças policiais: a degradação da saúde mental dos profissionais de segurança pública. 

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que, entre 2018 e 2019, foram registrados 184 suicídios de policiais, uma taxa de 17,4 suicídios por grupo de 100 mil policiais, quase o triplo da média nacional. Os números mostram que  morreram mais policiais por suicídio do que em confronto em serviço. 

Segundo Reis, os salários insatisfatórios e o ambiente de trabalho são os motivadores do aumento de doenças mentais. ‘’O medo da morte na atividade profissional, o medo pelo futuro da família, o temor de não conseguir proporcionar aos filhos a assistência necessária, o trabalho exaustivo sem proporção equivalente à remuneração oferecida, são alguns dos fatores que levam os policiais a ficarem doentes”, afirmou Reis.

A contribuição do deputado para a causa é de extrema importância e reforça a necessidade de todas as entidades que representam os servidores da Polícia Científica se unirem para garantir os direitos dos policiais. Assim como o SINPCRESP, o deputado entende que o Estado deve oferecer aos policiais paulistas acompanhamento de saúde mental e criar espaços que ofereçam ajuda especializada. 

Clique aqui para assistir à fala do deputado na íntegra (https://youtu.be/BIsemdkKQFI)

Visualizar

Convocação dos servidores da polícia cientifica, civil e militar para plenária

O Deputado Reis e o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo, Eduardo Becker, convocam categorias para Plenária para discutir o PLC 75/2023 que propõe reajustes escalonados para os servidores das Polícias Científicas, Civil e Militar.

Visualizar

Futuro secretário de Segurança Pública elogia Polícia Científica na Jovem Pan - CAPITÃO DERRITE - PÂNICO - 15/12/22

O futuro secretário de Segurança Pública de São Paulo, Capitão Guilherme Derrite, deu uma entrevista para o Programa Pânico, na Jovem Pan, nesta quinta-feira (15/12).  (Veja aqui, a partir de 1h30: https://www.youtube.com/watch?v=eadRM438bDg)

Derrite falou sobre a necessidade de valorizar os policiais paulistas e disse que esta será uma das preocupações do novo governo. “Não adianta você cobrar resultados se a pessoa não tem as necessidades básicas atendidas. No plano de governo para a segurança trabalhamos em 3 frentes para a valorização: salário, plano de carreira e carga horária”, disse.

Derrite falou que a marca da sua gestão à frente da SSP será a implementação da Inteligência e da Tecnologia para elucidação e combate ao crime comum e ao crime organizado.

Durante sua fala, o futuro secretário falou sobre a necessidade de provocar uma asfixia financeira do crime organizado. “O confronto não resolve”, disse, ressaltando a necessidade de investir em tecnologia e inteligência para fechar o certo contra a criminalidade.

Durante sua fala, o futuro secretário ressaltou a importância da Polícia Técnico-Científica para a elucidação dos crimes. “Vamos usar a tecnologia contra o crime”, reforçou.

Visualizar

Laboratório de Entorpecente é tema de documentário do Profissão Repórter

A Polícia Técnico-Científica de São Paulo participou de um importante documentário do programa Profissão Repórter, da TV Globo, exibido no dia 04 de outubro. Os repórteres Gabi Vilaça e Guilherme Belarmino estiveram na Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), onde receberam explicações dos peritos criminais sobre os testes de identificação de entorpecentes.

A reportagem teve como ponto central a disseminação da K2, droga que se espalha rapidamente pelo país.

A perita criminal Larissa Nascimento falou sobre o aumento das apreensões que do crescimento do volume de amostras para perícia, principalmente a partir de 2020.

Luiz Neves explicou à reportagem as técnicas já descobertas pela Polícia Científica para esconder a droga. O policial revelou que chegou a fazer 2,4 mil testes em um único mês.

O trabalho é um raio-x sobre como a droga se espalhou pela periferia das grandes cidades, atingiu adolescentes e crianças, desestrutura famílias e se tornou um desafio para as autoridades.

Visualizar

Sancionada lei que retoma contagem do tempo de serviço durante a pandemia

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta terça-feira (8/3), o projeto de lei complementar 150/2020, de autoria do deputado federal Capitão Derrite, que restabelece a contagem de tempo de serviço dos servidores públicos da Segurança Pública e da Saúde para fins de adicionais temporais como quinquênio, sexta-parte e licença-prêmio durante a pandemia.

A nova lei altera a Lei Complementar 173/2020, que havia instituído o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus e suprimido os direitos relacionados ao tempo de serviço dos servidores no período entre 27 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021. “Estamos corrigindo uma grande injustiça com os profissionais da saúde e segurança pública”, afirmou o Capitão Derrite, em vídeo divulgado nas suas redes sociais ao lado do presidente.

“Os profissionais da segurança pública e da saúde estiveram na linha de frente do combate à covid-19, mesmo no período mais rígido da pandemia, levando risco não somente a si mesmos como a todos os seus familiares. Não era justo que fosse retirado o direito de contar o tempo de serviço, para aquisição de benefícios previstos em lei”, afirma o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker. “Agradecemos ao deputado federal Capitão Derrite pela apresentação da referida proposta de lei e pelo empenho em obter sua aprovação, corrigindo assim a injustiça praticada contra os servidores da saúde e segurança pública. O SINPCRESP continuará a lutar pela preservação dos direitos dos peritos criminais, empregando todos os meios legais para garanti-los”, completa.

CLIQUE AQUI para ler a lei na íntegra

 

Nota do Núcleo de Recursos Humanos da SPTC

Com a vigência da Lei Federal 191/2022, a diretora do Núcleo de Recursos Humanos (NRH) da SPTC já emitu comunicado, aos diretores e chefes de unidades, informando que com o a retomada da contagem de tempo de serviço para fins de incorporação de adicional temporal (quinquênio e sexta-parte) e de licença prêmio, de que não há necessidade dos servidores requerem a incorporação de seus direitos, os quais produzirão efeito pecuniários somente a partir de 01/01/2022, pois tal questão será feita de ofício pelo NRH. Ressalta-se que apesar do NRH adotar as ações administrativas para incorporação do tempo de serivço para fins de adicionais de tempo de serviço, o pagameneto efetivo depende da Secretaria da Fazenda, a qual só o fará após a devida publicação do direito do servidor no Diário Oficial do Estado.

CLIQUE AQUI para ler o comunicado na íntegra.

Visualizar

Contagem do tempo de serviço e reposição salarial: saiba como estão as negociações

O vice-presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Daniel Ricco, gravou um vídeo para explicar o projeto que propõe o retorno da contagem do tempo de serviço para profissionais da segurança pública e da saúde, no período de maio de 2020 a dezembro de 2021. Ele também comentou o andamento das negociações com o governo estadual, para a valorização salarial dos policiais.

O projeto de lei complementar 150/20, que permite aos servidores públicos das áreas da saúde e segurança pública contarem com o período de maio de 2020 a dezembro de 2021 para aquisição de direitos relacionados ao tempo de serviço (como quinquênio e sexta-parte), foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora aguarda apreciação do Senado Federal.

Ricco afirma que o autor do PLC, o deputado federal Capitão Derrite, está trabalhando para que, em fevereiro, a matéria seja colocada em pauta e votada. “O sindicato já está entrando em contato com os senadores do estado de São Paulo para que essa lei seja aprovada e possamos ter a contagem do tempo de serviço reestabelecida”, disse o vice-presidente do SINPCRESP.

O projeto especifica que o pagamento retornará a partir de 1º de janeiro de 2022 e proíbe o pagamento de atrasados devido à contagem do tempo nesse período. “Contudo, aqueles que tiveram o tempo completado nesses 19 meses já terão direito imediato de solicitar o benefício”, pontua Ricco.

O vice-presidente do SINPCRESP comentou ainda a pressão que o Sindicato está fazendo para que o governo faça a reposição salarial dos policiais do estado. “Desde setembro estamos realizando atos públicos unidos a outras entidades de classe e, com a organização do deputado estadual Major Mecca, cobrando o projeto de reestruturação salarial. Também já tivemos reuniões com o superintendente da Polícia Técnico-Científica, com o secretário de Segurança Pública e com os secretários-executivos da Polícia Civil e da Polícia Militar para exigir que a promessa de campanha seja cumprida e que os policiais valorizados”, afirmou. “O que tivemos até aqui foi o oposto do prometido, com apenas 5% de reajuste salarial em 2019, que já nos meses seguintes foram consumidos pela Reforma da Previdência e pelo aumento de contribuição do IAMSPE. Estamos fazendo todo o possível, mas agora estamos reféns da vontade do Governo de apresentar a proposta”, completou.

Visualizar

Andamento da Ação Judicial para restabelecer a contagem de tempo de serviço (Lei 173/2020).

Vice-presidente do SINPCRESP esclarece dúvidas sobre ações contra a Lei Federal 173/2020, que suspendeu a contagem de tempo de serviço para fins de adicionais temporais e licença prêmio.


Confira no vídeo.

CLIQUE AQUI para ler mais sobre a suspensão da contagem de tempo de serviço e sobre as ações adotadas pelo Sinpcresp na defesa dos direitos de seus associados.

Visualizar

Doria anuncia vacinação de professores e policiais de SP a partir de abril

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta-feira (24) que os profissionais da segurança pública e da educação começam a ser vacinados em abril. Veja o calendário da vacinação em SP

#SP #Vacina #Covid19

Visualizar

Procon-SP pede investigação sobre golpe que oferece agendamento de vacina | SBT Brasil (16/02/21)

O telejornal SBT Brasil veiculou, na última semana (16/2), reportagem sobre os golpes que estão sendo aplicados via celular relacionados à vacinação e que estão roubando dados e senhas das vítimas.

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, foi entrevistado e contou que sofreu três tentativas diferentes de golpes, em que os criminosos se passavam por servidores públicos da área da Saúde e tentavam roubar seus dados alegando que estavam fazendo um levantamento sobre a incidência do coronavírus em sua região. “(Em um dos casos) eu vi que era um número de celular e o Ministério da Saúde não utilizava este número. Ao final pediam confirmação por um código SMS de 6 dígitos”, descreveu.

Quanto aos golpes que prometem agendamento de vacinação, vale ressaltar que os cadastros para imunização estão sendo realizados apenas por meio do site oficial do Governo de cada Estado. Em São Paulo, o endereço é o vacinaja.sp.gov.br.

Para assistir a matéria completa acesse: https://youtu.be/VuE49mHxO4s

Visualizar

NA MÍDIA - TV TEM: Corpo de jovem assassinado há três meses por ex-namorada e sogra continua no IML

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, foi entrevistado pela TV Tem sobre como o deficit de servidores e a falta de investimentos na Polícia Técnico-Científica impactam na prestação de serviço à população.

A reportagem abordou o caso de uma família que aguarda há mais três meses a realização do exame de DNA de um jovem, de 27 anos, assassinado pela ex-namorada e a mãe dela. São Paulo possui um único laboratório para a realização deste tipo de exame, que recebe as demandas de todas as unidades do Instituto Médico Legal (IML) existentes no estado.

Para Becker, a demora é resultado do deficit de servidores em todas as carreiras da Polícia Científica, da falta de investimentos em novos equipamentos e na ampliação do laboratório, que tinha um orçamento previsto para este ano, mas que não foi encaminhado.

“O tempo para emissão de laudos diminui ao longo dos anos, de seis para três meses, mas a falta de contratação de novos servidores e a ampliação do laboratório de DNA ainda impactam na realização dos exames. A falta de equipamentos foi suprida em parte pelo governo federal e não do estadual, por conta de investimentos para realização de realização do perfil genético dos detentos do sistema prisional que vão compor o banco de dados de DNA do país”, afirmou.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/tem-noticias-2edicao/videos/t/edicoes/v/corpo-de-jovem-assassinado-ha-tres-meses-por-ex-namorada-e-sogra-continua-no-iml/9077213/ (acesso 04/12/2020)

Visualizar

Presidente do Sinpcresp esclarece dúvidas sobre promoção funcional da carreira

O presidente do Sinpcresp, Eduardo Becker, explica dúvidas sobre o processo de promoção da carreira e de como os peritos criminais devem fazer o pedido de reconsideração para constar da lista provisória de nomes indicados para promoção por merecimento e antiguidade.

Visualizar

Presidente e Advogado do SINPCRESP esclarecem dúvidas sobre aposentaria e insalubridade

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, e o advogado Rafael Marques, gravaram um vídeo para esclarecer as principais dúvidas sobre aposentadoria, insalubridade e pagamento de diárias.

Após o Superior Tribunal Federal (STF) ser favorável à ação do sindicato e entender que não deve ocorrer o rebaixamento de classe após a aposentadoria, 70 sindicalizados já retornaram à classe correta.

O processo encontra-se na fase final e o cálculo da diferença e correções será feito por um perito contábil. “Não é um cálculo simples e demanda tempo, porque cada um tem um período e a classe a serem contados”, explica Becker.

Os processos que transitaram em julgado até 2019 na ação coletiva poderão receber valores até R$ 30 mil por meio da Requisição de Pequeno Valor (RPV). Acima desse valor, será pago em forma de precatório. Somente os processos após 2019 estarão sujeitos à nova regra, com o limite de R$ 12 mil.

Sobre o pagamento de diárias oriundas de deslocamento para capacitação dos profissionais, é necessário que o servidor faça o requerimento de reembolso ao estado. Após esse procedimento, a entidade entra com a ação pedindo o pagamento por vias judiciais.

Em relação ao pagamento de insalubridade, o Sindicato obteve sucesso em 93% das ações, no entanto, os outros 7% não obtiveram êxito porque os juízes entenderam que não é devido o pagamento do adicional de insalubridade desde a época da Academia, mas sim apenas a partir da emissão do laudo pelo DPME (Departamento de Perícias Médicas do Estado). Graças à alta demanda de pedidos, o Tribunal de Justiça de São Paulo instaurou um Incidente de Demandas Repetitivas (IRDR) para tratar de todos os processos sobre o mesmo assunto de policiais civis e militares. Ou seja, quando o Sindicato ajuíza a ação, o juiz pede a suspensão até que seja julgada a IRDR.

Finalmente, a respeito do IAMSPE, o advogado esclareceu que não é obrigatório ao perito permanecer realizando o pagamento da mensalidade. Ele explicou que o servidor deve esgotar todos os trâmites administrativos para a recusa do pagamento e, somente após negativa do Estado, informar o Sinpcresp para que uma ação seja impetrada a fim de cancelar o serviço. O Dr. Rafael explica, entretanto, que o reembolso dos valores já pagos não é autorizado pela Justiça, que entende que, enquanto ocorria o pagamento, o serviço de saúde encontrava-se à disposição.

Visualizar

SINPCRESP esclarece dúvidas sobre suspensão da contagem de tempo de serviço

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, e o advogado da entidade, Ricardo Requena, gravaram um vídeo sobre as medidas adotadas para derrubar a suspensão da contagem de tempo de serviço dos servidores públicos até dezembro de 2021, imposta pela Lei Complementar Federal 173/2020.

Para tentar barrar a lei, o Sindicato ingressou como amicus curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Após a Câmara dos Deputados manter o veto do presidente Jair Bolsonaro, em agosto, um pedido de ação civil pública com tutela de urgência foi encaminhado à Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo para que a decisão fosse anulada.

No mês de setembro, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo concedeu ao SINPCRESP a liminar para que o tempo de serviço voltasse a ser contabilizado e para que houvesse liberação do quinquênio, sexta-parte e licença-prêmio. No entanto, a decisão foi invalidada logo após o seu deferimento. Por conta da suspensão determinada pelo presidente do TJSP, todos os efeitos de eventuais liminares concedidas também não têm validade.

O SINPCRESP continua atuando nesta demanda para que seja reconhecida a inconstitucionalidade da lei, uma vez que os peritos criminais continuaram desempenhando suas atividades normalmente durante a pandemia.

Assista o vídeo completo sobre o assunto:

Confira também todas as ações realizadas pelo sindicato:

https://bit.ly/2IHKcm5

https://bit.ly/36SOdvQ

https://bit.ly/3kNoYQH

Visualizar

SINPCRESP solicita ao DAP e a SPTC correção da lista de classificação dos peritos criminais

Após a lista de classificação dos peritos criminais, publicada nessa terça-feira (17/11), apresentar dados inconsistentes, o Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP) realizou encaminhamentos ao Superintendente da Polícia Técnico-Científica e ao Departamento de Administração e Planejamento (DAP) solicitando que ela seja corrigida.

“Solicitamos a correção dos erros e a publicação de uma nova lista, com os dados corretos, esperamos que sejamos atendidos em breve”, afirma o presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker.

Novas informações sobre a lista de classificação deste segundo semestre serão publicadas no site do SINPCRESP. Acompanhem. Assista o vídeo completo gravado por Becker sobre o assunto.

Visualizar

Advogado do SINPCRESP esclarece dúvida sobre fim de integralidade e paridade na aposentadoria

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, gravou um vídeo com o advogado da entidade, Ricardo Requena, para esclarecer dúvida referente a uma publicação do portal jurídico Conjur (https://www.conjur.com.br/2020-nov-11/estado-nao-dar-paridade-aposentadoria-policiais-civis), que afirma em seu título que o Estado não pode dar integralidade e paridade à aposentadoria de policiais civis.

Logo de início, Becker ressalta que a notícia se refere a uma lei complementar de 2008 de Rondônia, não tendo assim valor para o estado de São Paulo. Ele recorda ainda que a Reforma da Previdência garantiu a integralidade e paridade na aposentadoria dos servidores que ingressaram até 31 de dezembro de 2003.

Ricardo Requena esclarece que também no STF (Supremo Tribunal Federal), os ministros entenderam que não cabe aos municípios e estados legislarem neste sentido, de forma que “não há qualquer possibilidade de isto ser aplicado no Estado de São Paulo”, afirma.

Confira o vídeo com a explicação completa.

Visualizar

SINPCRESP solicitará correção da lista de classificação nominal do segundo semestre

O Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP) solicitará ao Conselho da Polícia Civil e ao Departamento de Administração e Planejamento (DAP) a correção da lista de classificação nominal do segundo semestre de 2020, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (17). No documento, alguns associados estão com classe ou posição incorreta.

Sindicalizados que identificarem erro devem encaminhar um e-mail ao SINPCRESP informando a posição correta e documentação comprovando para que o requerimento seja individualizado. Outra forma de pedir a correção é solicitando à Administração da Instituição a verificação por meio do superior imediato.

No sítio eletrônico do Sinpcresp (www.sinpresp.org.br), na "ÁREA DO ASSOCIADO", o perito criminal sindicalizado tem acesso a todas as listas de classificação publicadas do Diário Oficial desde 1998. Para ter acesso a essa área o associado deve realizar login no site.

“Aguardamos o contato de todos que identificaram o problema para dar andamento ao requerimento para que a nova lista seja publicada, o mais breve possível. O SINPCRESP continua lutando pelos direitos dos peritos criminais”, afirma o presidente do sindicato, Eduardo Becker.

Visualizar

Comunicado de abertura processo eleitoral do Sinpcresp - Triênio 2021/2023

O Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP) publicou no Jornal Agora desta quarta-feira (28/10) edital de convocação para as eleições que escolherão a nova diretoria do sindicato para o triênio 2021/2023.

A escolha das chapas para comandar o SINPCRESP ocorrerá no período de 13 a 28 de dezembro. Os associados podem votar presencialmente, na sede, ou optar pelo voto pelo Correio. As cédulas serão encaminhadas com uma carta-resposta para o endereço que consta em nosso banco de dados.

Os associados interessados em montar chapas para disputar a eleição devem fazer a inscrição até o dia 12 de novembro. O SINPCRESP está aberto para orientar e tirar dúvidas sobre os requisitos necessários para a montagem das chapas. Por causa da pandemia, essas consultas devem ser marcadas com antecedência, para evitar o risco de contaminação.

Após o término do prazo para inscrição das chapas, o sindicato tem um prazo de cinco dias para analisar a documentação das chapas que vão concorrer. Após a validação das chapas inscritas, as cédulas serão enviadas aos associados.

Após o encerramento do período de votação, em 28 de dezembro, será feita a apuração dos votos e o resultado será divulgado por meio de edital. A diretoria escolhida toma posse em janeiro de 2021.

Visualizar

Peritos identificam dois carros retirados de pedreira com números de chassi e motor adulterados

Reportagem do G1 publicada no início de outubro mostrou que, por meio da perícia criminal, foi possível identificar dois carros com números de chassi e motor adulterados que estavam submersos em uma pedreira desativada na cidade de Salto de Pirapora, na região metropolitana de Sorocaba.

Diversos veículos foram encontrados no local após a queda do nível da água. Mesmo deteriorados, peritos criminais conseguiram identificar os veículos para emitir laudos fundamentais para a investigação.

Em entrevista ao G1, o perito criminal Luis Gustavo falou sobre a dificuldade que as equipes encontraram durante o procedimento por conta da má conservação dos automóveis. "A dificuldade foi o estado de conservação dos veículos. Todos com lama, amassados e dificuldade para abrir o capô. Tudo isso para acessar a base onde estavam os números de registro".

Ele também explicou que, após realizada a perícia, um laudo detalhado do exame metalográfico seria emitido para colaborar com as investigações e possibilitar o esclarecimento de um possível crime.

Mais uma vez o trabalho das equipes de perícia criminal se mostra fundamental e determinante para a Justiça e o processo de investigação, por meio do fornecimento de provas materiais.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2020/10/02/policia-conclui-pericia-em-carros-retirados-de-pedreira-em-salto-de-pirapora.ghtml
Por G1 Sorocaba e Jundiaí - 02/10/2020 12h46

Visualizar

Criminosos sexuais são identificados após perícia criminal comparar dados de DNA

A formação de banco de dados com materiais genéticos está auxiliando cada vez mais a perícia criminal brasileira a solucionar diversos crimes, principalmente sexuais. Graças ao cruzamento de informações e vestígios, uma das investigações brasileiras foi reconhecida como a 3ª mais emblemática do mundo, no ano passado, em um concurso internacional disputado com 17 outros finalistas, de quatro países.

No caso em questão, um criminoso foi preso em Rondônia por cometer roubos e um estupro. Após coleta de seu material biológico e comparação com o que foi coletado em outros casos investigados no estado vizinho, Mato Grosso do Sul, foi confirmada a sua participação em mais quatro estupros.

Mas os crimes não pararam por aí. O perfil do homem foi enviado ao Banco Nacional de Perfis Genéticos e foram encontradas compatibilidades com outros três perfis inseridos no estado do Amazonas e com mais dois encontrados na cidade de Goiânia (Goiás). Por fim, entre tantas semelhanças encontradas após o cruzamento de DNAs, o estuprador em série está sendo investigado pelo abuso sexual de mais de 50 vítimas.

Outro estuprador em série, que agiu por dois anos na Zona Sul de São Paulo, teve o seu material genético encontrado em treze mulheres que sofreram violência sexual. O DNA estava cadastrado no banco de dados do laboratório do Instituto de Criminalística de São Paulo e há a suspeita de que o homem tenha feito ainda mais ataques.

Além do DNA de 10 mil presos por crimes sexuais, o banco genético da Polícia Científica de SP tem ainda 6 mil amostras de material genético colhidas de vítimas de estupros ou dos locais dos crimes.


“Estes são apenas alguns dos exemplos que mostram a importância do trabalho pericial e do investimento em ferramentas e equipamentos tecnológicos que auxiliem na resolução de crimes. É papel dos governos valorizar os peritos criminais e incentivar o uso dos bancos de dados de perfis genéticos, entre outras tecnologias, para que possamos identificar cada vez mais criminosos”, afirma o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker.


Fonte: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2020/10/02/policia-conclui-pericia-em-carros-retirados-de-pedreira-em-salto-de-pirapora.ghtml (acesso 07/10/2020)

Visualizar

Reportagem do Fantástico revela necessidade de investimento na Polícia Científica

Reportagem exibida no Fantástico no domingo (27/10) evidenciou a necessidade de investimento e valorização da Polícia Científica para melhorar os índices de elucidação de crimes e diminuir a impunidade no Brasil. Uma pesquisa do Instituto Sou da Paz citada na reportagem mostrou que 70% dos homicídios ocorridos em 2017 não foram solucionados.

O estudo destaca que, das 27 unidades federativas do país, somente 11 souberam responder quantos assassinatos foram solucionados no período. O Distrito Federal tem o maior índice de elucidação de mortes violentas, enquanto São Paulo, o estado mais rico da federação, ocupa a 5ª colocação no ranking, tendo esclarecido 54% dos crimes contra a vida. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 58 mil pessoas foram assassinadas em 2017 no Brasil. Os dados cedidos pelos estados e o Distrito Federal apontam que foram registrados 20 mil homicídios. Destes, 14 mil não foram solucionados.

Em entrevista ao Fantástico, o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, destacou a importância do trabalho pericial pois é o único que pode comprovar, por meio da ciência, a existência de um crime e amparar a Justiça na resolução dos casos. Ele ainda apontou a necessidade de investimento em estrutura e capacitação dos profissionais.A valorização do trabalho pericial é a principal luta do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), que há anos tem denunciado o descaso dos governos. “A valorização da perícia criminal e das instituições ligadas à Polícia Civil é fundamental para aumentar os índices de elucidação dos crimes”, ressalta a diretora do SINPCRESP, Camila Guedes.

Ainda de acordo com ela, no Distrito Federal – unidade que possui a maior taxa de esclarecimentos de crimes e maior remuneração dos peritos – os servidores são incentivados a buscar especialização constantemente, enquanto em São Paulo um projeto de valorização profissional por capacitação (pós graduação e formação continuada), de autoria da entidade, encontra-se aguardando finalização de estudo de impacto orçamentário desde julho de 2018.Além da desvalorização, há o uso desnecessário da perícia e dos escassos recursos das unidades. Camila explica que, em alguns casos, ocorrências de morte natural são registradas como suspeita, gerando acionamento desnecessário do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal. “Esse procedimento resulta em inúmeros acionamentos e exames especializados sendo realizados em casos de morte natural, sem sinais de violência. Ou seja, toda a estrutura pericial está sendo mal utilizada, inclusive com gasto de dinheiro público” finaliza.

O presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker, ressalta ainda que as equipes de investigação criminal da Polícia Civil devem comparecer ao local do crime e identificarem se existem vestígios indicativos de que a morte da vítima foi violenta, ou seja, provocada por agentes externos, conforme previsto em legislação, para então solicitar o comparecimento do perito criminal. “Se durante a realização da necropsia pelo serviço de verificação de óbito, for constata que a morte não foi natural, há a possibilidade do acionamento da perícia. Isso porque há previsão legal que permite a realização de perícia indireta, quando a infração penal deixar vestígios. Com a adoção desses procedimentos não haveria o acionamento desnecessário da equipe de perícia, diminuindo a sobrecarga de trabalho nos institutos e sem prejuízo legal para a apuração dos fatos” conclui.

Fonte: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2020/09/27/levantamento-inedito-sete-em-cada-dez-homicidios-no-brasil-ficam-sem-solucao.ghtml?fbclid=IwAR0yEkVUpGeIvo4TX7978hYHH8scazcJuQ1yc2-ijedO4Uxis0UA7xq8JAY

Visualizar

R7 - DOMINGO ESPETACULAR - Exclusivo: conheça o robô da Polícia Científica que mapeia o local do crime em detalhes

O Domingo Espetacular exibe uma reportagem sobre os novos aliados da polícia de São Paulo na luta contra o crime. Dentre eles, há um robozinho scanner capaz de recriar as imagens de um crime em três dimensões. Mas, nem tudo é tecnologia. Um vira-lata chamado Mani também vai ajudar muito a desvendar grandes mistérios. Veja!

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=1ZIZtuZVSl0 (acesso 05/10/2020)

Visualizar

Rádio Jovem Pan: Presidente do SINPCRESP fala do déficit de peritos criminais e salarial no Estado de SP

Rádio Jovem Pan: Presidente do SINPCRESP fala sobre aumento do deficit de peritos criminais no Estado de SP

O aumento do deficit de peritos criminais no Estado de São Paulo foi tema de reportagem feita pela Rádio Jovem Pan. Segundo dados do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), 70 cargos ficaram vagos em dezembro de 2019, já em julho deste ano o número subiu para 148.

Em entrevista à rádio, o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP) ressaltou que o estresse e a sobrecarga de trabalho soma-se à falta de valorização da carreira que resulta em afastamentos por problemas de saúde e agravam ainda mais a defasagem de servidores. “Ele acaba ficando doente e se afasta, ou seja, agrava mais ainda o quadro” diz. “O grande problema que enfrentamos atualmente é a falta de valorização salarial. Hoje, no Estado de São Paulo, temos o terceiro pior salário do país”, finaliza.

Confirma a reportagem na íntegra acessando:

Site: https://bit.ly/3ieo531

Visualizar

Novo equipamento ajuda Polícia Cientifica de Bauru em exames de balística

Um comparador balístico adquirido recentemente pela Polícia Cientifica de Bauru está auxiliando os peritos criminais no esclarecimento de crimes praticados com armas de fogo na região. Desde a sua compra, em 14 de junho deste ano, foi possível concluir três investigações que estavam em andamento no município.

Antes do equipamento, as análises eram encaminhadas para a unidade da Capital e demoravam até 30 dias ficarem prontas. Com o novo microscópio, os peritos conseguem concluir os trabalhos em 10 dias.

Em reportagem exibida pela TV Tem, a perita criminal Rosangela Giraldi Soila disse que o nível de detalhes mostrados com o aparelho é muito grande. “Eu tenho um projétil encontrado em um local de crime,um retirado de um cadáver, um de uma vítima e tem uma arma suspeita de ter disparado aquele projétil. Eu consigo, através desse equipamento, ver os detalhes desses projéteis e falar se eles foram disparados pela mesma arma ou não”, esclarece.

O diretor do Núcleo de Perícias Criminalísticas de Bauru e responsável pela aquisição do equipamento, Alex Gehringer Ursini, também afirmou na matéria que poucas unidades das cidades do interior paulista possuem um comparador balístico como este e disse que atenderá diretamente 66 municípios da região de Bauru, Marília, Jaú, Ourinhos e Tupã, aproximadamente 1,8 milhão de habitantes. “Nós vamos ganhar com a logística do transporte e vai diminuir custos, uma vez que todos os exames serão realizados na cidade de Bauru e não mais levados para a cidade de São Paulo”, concluiu.

O Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP) celebra a aquisição do novo aparelho, mas recorda que, desde a criação da Superintendência da Polícia Técnico-Científica, já era previsto que os núcleos, como Bauru, deveriam realizar esse tipo de exame. O decreto 48.009 de 2003 também prevê a realização de exames em armas de fogo, para o estabelecimento de sua natureza e eficácia para a prática da infração penal; peças de munição; realizar confrontos balísticos e testes relacionados. No entanto, nem todos os núcleos possuem o equipamento essencial para agilizar o esclarecimento de crimes.

Banco Nacional de Perfis Balísticos
A Lei 13.964/2019, conhecida como Pacote Anticrime, sancionada em dezembro do ano passado, prevê a criação de do Banco Nacional de Perfil Balístico, que consiste na coleta de dados e armazenamento de perfis balísticos que envolvam armas de fogo e munição.

O programa tem como objetivo promover o compartilhamento de informações entre os órgãos de segurança pública federais, estaduais e distritais, facilitando a apuração de crimes praticados com arma de fogo. Ela também será capaz de auxiliar na investigação de crimes como homicídio, que segundo o Atlas da Violência do Instituto Nacional de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), chegou a 62 mil em 2016. Sendo que, desse total, 71% foram cometidos com arma de fogo.

Ainda de acordo com a legislação, a administração do sistema será realizada por uma unidade oficial de perícia criminal e terá caráter sigiloso de seus dados, podendo levar a ações civis, penais ou administrativas, caso seja utilizado para fins que não sejam da atividade policial.

Alguns estados, como Minas Gerais, Bahia e Goiás, possuem parte de seus sistemas automatizados que já permite montar um banco de dados de perfis balísticos das munições e armas relacionadas a crimes, o que agiliza muito na identificação e vinculação destas a delitos praticados com seu uso. São Paulo, no entanto, continua atrás desses estados, já que ainda não conta com todos os recursos necessários para a implantação desse sistema.


Em reportagem feita pela Folha de S. Paulo em 2018 sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, especialistas enfatizaram a necessidade da criação de um banco de dados com imagens escaneadas de munições e armas no Brasil, já que o recurso permitiria rastrear e indicar se a arma utilizada no homicídio já tinha sido relacionada a outro crime e em qual região do país.


Fonte: matéria veiculada na TV TEM e disponível em http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/videos/v/policia-de-bauru-recebe-equipamento-para-analise-balistica/8683275/ (acesso 10/07/2020)

Visualizar

Perito do Amazonas desenvolve técnica inédita para identificar veículos roubados

Um novo método para identificar veículos roubados, desenvolvido pelo perito criminal Charles Cipriano, do Insitutuo de Criminalística do Departamento de Polícia Técnico Científica do Amazonas. A técnica será o tema de uma live com o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, dia 15 de Julho às 19:00 hora (horário de Brasília).

A técnica, que vem sendo utilizada nos veículos recuperados pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) do Amazonas desde janeiro do ano passado e trouxe ótimos resultados, é pioneira no Brasil e pode ser aplicada em peças de motos ou carros desmanchados para detectar a qual veículo pertencia.

Em 12 operações feitas pelo departamento, foram presas cerca de 250 pessoas. A partir de equipamentos utilizados em oficinas, chaveiros e seguradoras, Cipriano adaptou as máquinas para que pudessem examinar as peças e conseguir rastrear a qual carro ou moto pertencem.

Com o conjunto de técnicas desenvolvidas pelo perito, é possível acessar o conteúdo da peça simulando o funcionamento de um carro virtual. Por causa do método, também foi possível identificar os principais pontos de desmanches de Manaus.


Fonte: reportagem veiculada pela Record TV Amazonas em junho-julho/2020

Visualizar

Vice-presidente do SINPCRESP solicita apoio de todos peritos criminais contra LCF que congelará recebimento de promoção e outros benefícios

O vice-presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Daniel Ricco, gravou um vídeo solicitando o apoio dos peritos criminais, dos servidores públicos e de seus familiares para a derrubada do veto 17 da Lei Complementar Federal 173/2020 que, caso aprovado, congelará a contagem de tempo de serviço dos servidores públicos até 31 de dezembro de 2021 e, assim, o recebimento de promoção, incorporação de quinquênio, sexta parte e licença prêmio.

Ricco informa que há dois caminhos para que estes direitos sejam recuperados. Um é via judicial, pela qual o SINPCRESP, seu departamento jurídico e as demais entidades de classe estão analisando a melhor forma de seguir. “Uma das opções é ingressando com amicus curie em algumas ADIns (ações diretas de inconstitucionalidade) que alguns partidos políticos deram entrada no STF, questionando a constitucionalidade do veto”, explica o vice-presidente do sindicato.

Já o segundo caminho é via política, providenciando que a maioria simples dos senadores e deputados federais vote pela derrubada do veto. “Derrubando esse veto nós recuperamos nosso direito e voltaremos à normalidade a contagem de tempo de serviço”, afirma Ricco. “Contudo, para vencermos essa batalha política, precisamos pressionar os deputados e senadores, mandando e-mails, ligando nos seus gabinetes, fazendo com que nos ouçam”, completa.

No vídeo, o vice-presidente do SINPCRESP diz que será disponibilizada uma lista com contatos dos deputados e senadores do estado de São Paulo, assim como uma sugestão de texto a ser enviada para que a pressão seja feita “de forma organizada e precisa”. “Nós precisamos do apoio de todos os peritos, colegas, familiares, pois seremos extremamente prejudicados caso seja aprovada a LCF desta forma. Em São Paulo, a nossa única certeza de aumento salarial é mediante o recebimento destes adicionais temporais, dado que reposição salarial por inflação não é uma prática comum nos governos tucanos dos últimos 25 anos”, pontua Daniel Ricco.

Faça o DOWLOAD dos contatos dos deputados federais de São Paulo.

CLIQUE AQUI para assistir o vídeo.

Visualizar

Presidente do SINPCRESP participa de live sobre casos de sucesso no universo sindical

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, foi convidado para participar de uma live juntamente com Fernando Ferreira Anunciação, presidente da Federação Nacional Sindical dos Servidores Penitenciários (Fenspen), sobre os casos de sucesso do universo sindical.

A conversa, que foi mediada pelo Dr. André Rodrigues, do Sindicatos Online, destaca trajetórias de sucesso e histórias marcantes no mundo sindical.

HOJE é dia de #TBT porque aprender com o passado é garantir o sucesso no futuro! #5

Tema: Casos de Sucesso no Universo Sindical

Convidados: Fernando Ferreira Anunciação, Presidente da FENSPEN, Federação Nacional Sindical dos Servidores Penitenciários e o Eduardo Becker Tagliarini, presidente do Sinpcresp, Sindicato dos peritos criminais do estado de São Paulo e Diretor de Relações Intersindicais e Formação Sindical da FESPESP, Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos no Estado de SP

Visualizar

IC de Campinas usa metodologia do século passado para reconstituir crime

Apesar dos reiterados pedidos do SINPCRESP para a compra de tecnologia adequada, os peritos do Instituto de Criminalística (IC) de Campinas continuam utilizando metodologias do século passado, como barbante, para desempenhar o seu trabalho. (veja outras notícias clicando nos links a seguir http://sinpcresp.org.br/videos/videos-do-sindicato/eptv-1a-edicacao-policia-civil-de-campinas-fala-sobre-investigacao-do-atentado-na-catedral e http://sinpcresp.org.br/videos/videos-do-sindicato/na-midia-jornal-da-eptv-2a-edicao-sistema-desenvolvido-por-pesquisadores-pode-auxiliar-servico-da-pericia).

Durante reconstituição do assassinato do jovem de 26 anos encontrado morto em um barranco na Avenida Norte-Sul, os peritos tiveram que fechar a via para o trânsito por cerca de 1 hora e meia e utilizaram barbante para traçar a trajetória do projétil. “Há mais de um ano relatamos a necessidade urgente da compra de um scanner 3D para Campinas. Essa falta de investimentos em tecnologia pode levar a erros, já que a perícia está utilizando uma metodologia do século passado, sem a precisão necessária”, afirma o presidente do Sindicato, Eduardo Becker.

A compra do scanner é fundamental para agilizar a realização de laudos, que seriam bem mais precisos. “Isso sem contar na redução dos gastos públicos gerados pela interdição de vias e na redução da exposição a riscos de acidentes a que os peritos estariam sujeitos”, avalia Becker.

A compra de equipamentos adequados permitiria que os servidores fizessem reconstituições virtuais, sem precisar sair da sede do IC. “Com a tecnologia, os peritos poderiam visitar o local do crime várias vezes sem precisar se deslocar”, completa Becker.


Também no ano passado, o SINPCRESP relatou à SPTC a necessidade de utilizar um sistema desenvolvido na Faculdade de Odontologia da Unicamp que simula o impacto de um tiro por meio de computação gráfica. A tecnologia nacional ainda não foi incorporada ao IC. “A vantagem é a precisão que ela vai gerar, tanto defesa quanto acusação poderão utilizá-la e, assim, o julgamento será justo. É tudo o que se busca”, disse.


Fonte: https://globoplay.globo.com/v/8375312/programa/ (acesso em 10/03/2020)

Visualizar

Polícia Técnico-Científica faz reconstituição virtual em Paraisópolis

A Polícia Técnico-Científica fez, na semana passada, uma reconstituição virtual da cena do crime onde nove jovens morreram pisoteados na favela de Paraisópolis, na Zona Sul da capital paulista.

Os policiais foram ao local colher novas informações para a investigação, que apura a responsabilidade pelas mortes em um baile funk, em dezembro de 2019.

Usando um scanner 3D, peritos do Instituto de Criminalística e policiais do Departamento de Homicídios captaram imagens em 360º dos dois becos onde os jovens morreram. Os peritos do Instituto de Criminalística estão fazendo uma reconstituição virtual para comparar imagens de câmera de comércio com as captadas pelo scanner para ajudar os policiais a ter uma ideia mais precisa do que aconteceu no dia da tragédia.

O presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker, destaca a importância da compra do scanner 3D para agilizar a perícia. “O perito consegue materializar todo o local de crime de forma virtual. Ele ganha agilidade porque não precisa interditar o espaço para fazer sua análise e a tecnologia permite que ele volte à cena do crime sem sair do seu local de trabalho”, observa.


Becker acrescenta que, além de evitar transtornos com a interdição de ruas, o equipamento permite economia nos gastos com deslocamento da equipe. “A questão da segurança para o perito é de extrema importância, porque reduz a exposição da equipe a riscos”, pontua.


Fonte: Jornal Hoje exibido 05/03/2020 - Polícia realiza uma reconstituição virtual do local do crime, em Paraisópolis, SP (https://globoplay.globo.com/v/8375879/, acesso em 09/03/2020)

Visualizar

Rebaixamento de classe - pagamento atrasados

A assessoria jurídica do Sinpcresp, formada pelo escritório Manssur Associados, comunicou nova informação prestada pela Fazenda Pública acerca do recebimento retroativo com relação ao rebaixamento de classe, vejamos:

Em ação individual interposta por um sindicalizado, que já foi reclassificado após ação do Sinpcresp, visando receber as diferenças monetárias do período em que estava com sua classe rebaixada , a Fazenda Pública veio por alegar em sede de Contestação que os referidos valores devidos serão pagos por meio de Requisição de Pequeno Valor/Precatório na ação coletiva do sindicato que atualmente encontra-se em fase de cumprimento de sentença.

Em decorrência da comunicação recebida, o Sinpcresp, por meio de seu presidente, Eduardo Becker, informa aos peritos criminais sindicalizados que aguardem a execução da ação coletiva, antes de ingressarem com a ação individual de cobrança da diferença no pagamento do benefício decorrente do rebaixamento de classe, pois no é no momento não é a opção mais correta e favorável aos interesses do perito criminal sindicalizado.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da contestação da Fazenda.

Visualizar

Policiais convocam trabalhadores da segurança pública a lutar contra reforma da Previdência na Alesp

Dirigentes convocam trabalhadores e trabalhadoras da segurança pública a defender a aposentadoria digna e lutar contra reforma da Previdência que tramita na Assembleia Legislativa. Todos e todas na Alesp no dia 3 de março (terça-feira), a partir das 8h.

Visualizar

SP2: Reforma da Previdência do estado fica para 2020

O telejornal SPTV 2ª Edição, da TV Globo, veiculou nesta terça-feira (17) reportagem sobre o adiamento da votação da Reforma da Previdência estadual. Ficou decidido que o texto voltará à pauta em 2020, o que significa uma derrota política para o Governo.

O presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker, afirmou à reportagem que a decisão foi uma vitória para o povo paulista, principalmente porque vai “permitir um debate amplo sobre esse tema polêmico e complexo que não poderia ser aprovado em 10 dias”.

Na última semana, a tramitação da PEC ficou parada na Assembleia Legislativa após uma ordem judicial. Por conta disso, o presidente da Alesp, Cauê Macris, travou todos os outros projetos da Casa em votação. Agora, a ideia do Governo é aprovar a Reforma logo após o recesso parlamentar, entretanto, de acordo com a liminar da Justiça de São Paulo, a PEC deverá retornar à Comissão de Constituição, Justiça e Redação para uma nova discussão.

Fonte: https://globoplay.globo.com/v/8173290 (acesso em 18/12/2019)

Visualizar

NA MÍDIA - Jornal Nacional: Presidente do SINPCRESP comenta ação da PM em Heliópolis

O Jornal Nacional, da TV Globo, exibiu reportagem sobre a ação da Polícia Militar em Paraisópolis ocorrida na madrugada do último dia 1º durante a realização de um baile funk, que resultou na morte de nove jovens.

A matéria também abordou o caso de um homem morto após um suposto confronto com policiais militares no mesmo dia em Heliópolis, zona sul da Capital. Na ocasião, um sargento desarmou o suspeito, guardou o armamento consigo e o apresentou à delegada, que o orientou a recarregar a arma e colocá-la novamente na cena do crime.

Em entrevista à emissora, o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, disse que arma não deveria ter sido retirada do local. O perito ainda explicou que, ao retirá-la da cena do crime, houve a contaminação com o material daqueles que a manusearam e uma grande parte dos vestígios, provavelmente, foram perdidos podendo impossibilitar a identificação do verdadeiro portador do objeto. “Isso está totalmente incorreto. Deveria ter ficado apreendida na delegacia”, disse.

Fonte do vídeo: https://globoplay.globo.com/v/8146962/ (acesso 07/12/2019).

Visualizar

Presidente do SINPCRESP comenta sobre a falta de preservação na cena de crimePresidente do SINPCRESP comenta sobre a falta de preservação na cena de crime em ação da PM em Heliópolis

O telejornal SPTV 1ª Edição, da TV Globo, veiculou nesta sexta-feira (06/12) reportagem sobre um homem, de 38 anos, morto a tiros em uma ação da Polícia Militar em Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo.

De acordo com a reportagem, moradores da comunidade contestam a versão apresentada pela PM de que o suspeito teria corrido em direção à equipe e efetuado disparos. Além disso, eles também alegam que os policiais alteraram a cena do crime.

No boletim de ocorrência, uma das justificativas para a falta de preservação do local do crime se deu por conta de um cano furado provavelmente por um disparo, que provocou um grande vazamento de água e teria arrastado os vestígios.

Outra questão foi a retirada da arma de fogo utilizada pelo homem por um sargento que o desarmou, guardou o armamento consigo e o apresentou à delegada. Na Delegacia, ele teria sido orientado a recarregar a arma e colocá-la novamente na cena do crime.

Para o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, a arma não deveria ter sido retirada do local. Ele também explica que quando o PM recolocou a munição na pistola deixou vestígios do DNA dele nas capsulas. “A lesgislação já prevê que esse tipo de situação e não permite isso. Isso não é o correto, porque pode induzir a investigação a erro”, completou.

Fonte do vídeo: https://globoplay.globo.com/v/8145102/ (acesso em 06/12/2019)

Visualizar

Governo de São Paulo diz que irá rever procedimentos da polícia em bailes funk

O Jornal Hoje, da TV Globo, na edição de 06/12/2019, veiculou reportagem sobre a morte de nove jovens durante uma ação da Polícia Militar em um baile funk, no bairro de Paraisópolis, e sobre a morte de um morador de rua e agressão aos frequentadores de outro baile, em Heliópolis.

Na ocorrência de Heliópolis, a arma atribuída ao suspeito morto foi recolhida por um PM e apresentada no distrito policial, mas por determinação da delegada que registrou a ocorrência, foi devolvida ao local do crime.

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo, Eduardo Becker, foi entrevistado e destacou que o procedimento foi errado. “Isso está totalmente incorreto. Não deveria ter sido (devolvida), deveria ter ficado apreendida na delegacia”, analisou.

Fonte do vídeo: https://globoplay.globo.com/v/8145380/ (acesso 06/12/2019)

Visualizar

NA MÍDIA - SBT BRASIL - SP: Pedidos de aposentadoria disparam após proposta de nova previdência

A reforma da Previdência dos funcionários públicos do estado de São Paulo, proposta pelo governaDor João Doria, fez disparar os pedidos de aposentadoria. Nesta terça-feira (3), servidores protestaram em frente à Assembleia Legislativa.

Visualizar

Diretora do SINPCRESP expõe problemas salariais e previdenciários dos peritos criminais

A diretora do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Camila Guedes, participou do programa Sala de Imprensa, produzido pela a Associação Paulista de Imprensa (API). Na ocasião, expôs os malefícios da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Previdência aos servidores públicos da Segurança Pública e comentou sobre a desvalorização dos profissionais por parte do governo estadual. A atração foi apresentada pelo jornalista e presidente da API, Sérgio de Azevedo Redó, e contou com a participação de outros representantes de classe.


Camila iniciou sua participação falando sobre o reajuste salarial ínfimo anunciado pelo governador João Doria às forças policiais. “Só para trazer um dado concreto, nos últimos cinco anos nós tivemos uma inflação acumulada oficial no Brasil de 33%. Enquanto isso, o nosso salário teve uma reposição nos últimos cinco anos de 10%, ou seja, menos que 1/3 da inflação oficial. O governo não faz essa reposição anual mesmo sendo obrigado pela Constituição. Ele ignora esse fato sempre justificando de alguma forma e nós estamos simplesmente abandonados”, pontuou. “Além disso, ainda fomos surpreendidos com aumento da contribuição previdenciária para 14%, o que vai reduzir ainda mais o nosso salário líquido”, completou.

A perita criminal recordou que o estado de São Paulo é o que mais atende casos no país. “Em relação aos peritos criminais, nós somos o estado que mais emite laudos do Brasil. Comparando-se à região sudeste, por exemplo, São Paulo emite mais que o dobro de laudos de todos os outros três estados somados, então, nossa sobrecarga de trabalho é muito grande”.

 


A diretora do SINPCRESP comentou ainda sobre as alterações que o governo pretende fazer na Previdência. “Coloco como exemplo as pessoas que entraram depois de 2003 e antes de 2012 que, atualmente, se pudessem se aposentar hoje teriam um cálculo de aposentadoria pela média do salário - não incidindo o teto do regime geral de Previdência”, pontuou. “O governador está propondo que esse cálculo da aposentadoria seja feito pela média multiplicada por 60%, ou seja, vai cair 40% do valor. No meu caso que estou há 13 anos no serviço público, por exemplo, esse valor de aposentadoria, se eu me aposentasse hoje, seria inferior ao teto do INSS, sendo que é descontado do meu salário 11% do salário total, ou seja, mais do que o dobro do desconto do teto. Eu estou perdendo dinheiro e ele está ficando para o governo, isso é confisco”, avaliou.


Também participaram do programa a diretora do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINPDESP), Juliana Ribeiro; o advogado especialista em Segurança Pública e ex-presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Arles Gonçalves Junior; o presidente da Organização Nacional de Direitos Humanos dos Agentes de Segurança Pública (ONDHAS), Reinaldo Pereira Zacharias (soldado Zacharias); a oficial administrativa da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Janaína da Cassia; e o presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo (SINDASP), Valdir Branquinho.

Visualizar

Deputado Estadual esclarece ao presidente do SINPCRESP dúvidas sobre emendas no PLOA

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, esteve reunido nesta quinta-feira (07) com o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) e esclareceu questões sobre a emenda da lei orçamentária que pede o aumento do índice de reposição salarial ofertado pelo governo.

O parlamentar explicou que várias emendas são apresentadas, mas são necessários acordos com o governo para que elas possam ser concretizadas. Ele ainda criticou o reajuste salarial anunciado pelo governador João Doria. “Isso na verdade foi uma reposição das perdas inflacionarias, 5% não cobre nem a inflação dos dois últimos anos”, avaliou Giannazi.

Além de agradecer ao SINPCRESP, o deputado também demonstrou apoio na luta por valorização da categoria. Após esclarecimentos de Giannazi, o Sindicato reitera seu compromisso em continuar lutando por uma reposição digna para os servidores.

Visualizar

SINPCRESP agradece apoio de Carlos Giannazi na luta pelo direito dos servidores públicos

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, esteve reunido com o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) nesta quinta-feira (07) para agradecer seu apoio na luta pelo direito dos servidores públicos.

Na ocasião, Becker agradeceu ao deputado por ter realizado uma audiência pública sobre a securitização dos royalties do petróleo da São Paulo Previdência (SPPREV). “Esta é mais uma tentativa do Governo do Estado de acharcar os direitos dos servidores públicos, em especial dos inativos. O modelo que estão tentando implantar é semelhante ao do Rio de Janeiro, que resultou em atraso de salários e aposentadorias, além da agravar a crise no estado”, pontuou.

Giannazi agradeceu a participação na audiência, a luta do SINPCRESP pelos servidores e explicou que, com a audiência, pôde entender melhor e desmistificar como, na verdade, a securitização transfere dinheiro público para o pagamento de juros da dívida. “É um saque, um assalto a mão armada ao dinheiro público da Previdência, mas agora faremos um movimento forte aqui em São Paulo contra esse projeto”. O assunto foi explicado no evento pelo deputado estadual do Rio de Janeiro e presidente da CPI da Rioprevidência, Flavio Serafini.

Visualizar

SP: Perito vê erro na prisão de jovem acusado de assalto no Itaim Paulista

O Bora SP mostrou o drama de um jovem que está preso, acusado de participar de um assalto no Itaim Paulista, e que pode ter sido detido por engano. Nós levamos as imagens para a análise de um perito criminal, que viu indícios de um erro grave da Justiça no caso.

CLIQUE AQUI e leia mais sobre o assunto.

Visualizar

Os cuidados com a saúde mental dos peritos criminais é tema de programa com participação do presidente do SINPCRESP

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo, Eduardo Becker, participou do programa “Em Discussão Especial”, da TV Alesp, que foi ao ar em 09 de outubro e teve como tema os “Cuidados com a Saúde Mental dos Peritos Criminais”. O assunto foi exposto com a pesquisadora e enfermeira Greice Prata Carvalho. Quem intermediou a conversa foi a jornalista Silvia Garcia.

Greice estudou durante quatro anos a rotina dos peritos criminais e fotógrafos que atuam no Instituto de Criminalística de São Paulo, e conheceu todo estresse, pressão e violência a que os polícias técnicos científicos estão expostos. “O deslocamento nas viaturas que fazíamos já era um ambiente totalmente hostil, porque a polícia não é tão respeitada como deveria e é em outros países. Então quando a gente se locomovia por dentro da periferia, por exemplo, havia comentários hostis e certa repressão, já gerando ansiedade e estresse antes sequer de chegar ao local”, comentou a pesquisadora.

Apesar da hostilidade, Becker recordou que os peritos criminais são os que podem trazer respostas aos crimes cometidos. “O perito criminal faz parte do processo que vai trazer um alento aos familiares e à sociedade, porque ele vai levantar elementos materiais - pela ótica da ciência - para explicar quem foi que cometeu aquele crime, quem era aquela vítima e como esse crime foi cometido, permitindo assim com que o juiz forme sua convicção de valores e possa aplicar a pena correta, juntamente às outras provas”, disse.

O presidente do SINPCRESP também abordou a formação dos profissionais da área, os desafios e as dificuldades encaradas pela categoria, e comentou as iniciativas do sindicato para colaborar com a melhoria das condições de trabalho dos servidores.

CLIQUE AQUI para ler mais sobre o estudo.

CLIQUE AQUI para fazer o downlaod do tese de doutorado na íntegra.

Visualizar

Audiência pública - SOS SEGURANÇA PÚBLICA - 10/10/2019 - 10:00H

O presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker, juntamente com a diretora Nanci Garcia, convidam a todos os servidores ativos e inativos da SPTC a participarem da audiência pública que será realizada em 10/10/2019, às 10:00 horas, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Na assembleia serão abordadas questões ligadas a reposição salarial e de pessoal, bem como aumento de investimento na Segurança Pública.

Visualizar

SINPCRESP participa do 25 Congresso Nacional de Criminalística em Goiânia

O Sindicato dos Peritos Criminais participou, entre os dias 1 e 4 de Outubro, do 25º Congresso Nacional de Criminalística, realizado em Goiânia. Durante o evento, no qual acontece simultaneamente a 25º Exposição de Tecnologias Aplicadas à Criminalística e o Congresso Internacional de Perícia Criminal, foram apresentadas novas tecnologias para auxiliarem no esclarecimento de crimes.

Uma das inovações  apresentadas e que já está sendo utilizada para a identificação de restos mortais na área do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho é a lente que possibilita a captação de fluidos humanos.

Outra novidade que a exposição trouxe é o Rapid HIT, que mostra o resultado do exame de DNA em até uma hora e meia. Atualmente o resultado desse tipo de exame pode levar até três dias para ficar pronto.

Além disso, também foi apresentado o sistema de reconhecimento facial. Com ele é possível, por exemplo, reconhecer um criminoso que possui informações cadastradas no banco de dados de procurados da polícia local ou de outros órgãos nacionais e internacionais.

O CNC é o evento mais tradicional da Perícia Criminal e Ciências Forenses, realizado pela Associação Brasileira de Criminalística (ABC), que acontece de dois em dois anos, tradicionalmente nos anos ímpares.

Esta edição reuniu profissionais de toda América Latina e contou com o total de 24 expositores. “O que temos discutido aqui é o aperfeiçoamento do uso e o aprimoramento dessas tecnologias. O que tem de melhor no Brasil e no mundo em termos de perícia criminal foi discutido em Goiás”, completa o organizador do evento, Ian Marques.

Assista a programação da TV BRASIL CENTRAL pela internet, acesse:
https://www.tvbrasilcentral.com.br

Siga nossas redes sociais:
TWITTER: https://twitter.com/tvbrasilcentral
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/tvbrasilcen...
FACEBOOK: https://www.facebook.com/tvbrasilcentral

#Jornalismo #Goiás #Goiânia #TvBrasilCentral #TBC #Notícias #Televisão #Jornal #Telejornal #TBCNotícias

Visualizar

SOLUÇÃO DE CRIMES: TECNOLOGIA AJUDA NAS INVESTIGAÇÕES

No XXV Congresso Nacional de Criminalística, realizado em Goiânia entre os dias 1-4 de outubro, foram apresentadas diversas metodologias e equipamentos essenciais ao trabalho da perícia.

Matéria exibida no dia 02/10/2019
O Goiás Record de hoje, começa no estilo CSI, mostrando que a ciência e a tecnologia são fundamentais para esclarecer crimes. Um congresso, aqui em Goiânia, mostra novidades em equipamentos que provam que esclarecer crimes, que antes pareciam perfeitos, está cada vez mais fácil.
@RecordTVGoias
@Record TV Goias
@BalancoGeralGO

Visualizar

SINPCRESP acompanha lançamento da Frente Parlamentar de prevenção ao suicídio

No mês da campanha do Setembro Amarelo, foi lançada na última quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a Frente Parlamentar de prevenção ao suicídio dos profissionais de segurança pública, criada e coordenada pela deputada estadual Adriana Borgo (PROS). O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, esteve presente.

O evento, que abordou a questão da saúde mental, o acolhimento e a comunicação como formas de prevenção ao suicídio, recebeu policiais técnico-científicos, militares e civis, agentes de segurança, guardas civis e profissionais da saúde para debater este problema que afeta milhares de pessoas pelo mundo e vem se acentuando cada vez mais entre os profissionais de segurança. Somente no ano passado, 104 agentes tiraram a própria vida. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o número é 42,5% maior do que o registrado em 2017.

A deputada Adriana Borgo falou da necessidade de criar políticas públicas para diminuir essas estatísticas. "Devemos ajudar emocionalmente esses profissionais da segurança pública. Uma tropa doente não pode servir e proteger a população. Há uma preocupação alarmante. Este é o início de uma grande mudança", declarou a parlamentar.

O presidente do SINPCRESP elogiou a criação da Frente. “Este foi um ato inovador na Alesp, pois busca mostrar como as corporações Polícia Técnico-Científica, Civil e Militar são por dentro e o que os familiares destes profissionais sofrem no dia a dia. Não são órgãos opressores como mostrado pela mídia muitas vezes, mas sim compostos por servidores que sofrem com o descaso do Governo, sem suporte, salário ou condições dignas de trabalho. Nós ficamos muito gratos por esta iniciativa da deputada”, pontuou Becker.

Além de Adriana Borgo, compuseram a mesa principal do evento o deputado Sgt Neri; deputado Adalberto Freitas; deputada Edna Macedo; Iracema Costa, diretora do GQVidass; o Secretário de Administração Penitenciária, Cel Nivaldo Restivo; a perita criminal e diretora divisionária do Centro de Perícias do Instituto de Criminalística do Estado de SP, Cristiane Farias Dias; o delegado de Polícia e diretor da Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo, Júlio Gustavo Vieira Guebert e a Cel Mônica Pulitti Dias Ferreira, do Comando Geral da Polícia Militar.

Os palestrantes foram: Andressa Vinci de Castro, psicóloga pós-graduada em Psicomotricidade; Edson Carlos dos Santos, psicólogo e responsável técnico da Clínica Rey Gestão em Psicologia; Cel. PM José Mauricio Weisshaupt, presidente do Projeto Valorização da Vida e o professor Samuel Borges, teólogo com especialização em Psicologia da Comunicação Humana.

Visualizar

Reunião com deputada estadual debate principais reivindicações ao governador

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, se reuniu com a deputada estadual Adriana Borgo na tarde desta quarta-feira (04). O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e contou com a presença de diversos representantes de entidades de classe da Polícia Técnico-Científica e Civil.

Na reunião, o assunto principal foi a pauta que será encaminhada ao governador João Doria solicitando a resolução de quatro itens emergenciais: reajuste salarial; reposição de pessoal; melhor infraestrutura no ambiente de trabalho; e cuidados com a saúde física e mental dos policiais.

Também foi tema o lançamento da Frente Parlamentar de Combate e Prevenção ao Suicídio dos Profissionais de Segurança Pública, que acontecerá no dia 19/09 (quinta-feira), às 14 horas, no auditório Franco Montoro, da Alesp. “O profissional de Segurança Pública é um ser humano, com mente e coração. Preservar a sua vida é o principal objetivo dessa frente", explicou Adriana Borgo, que coordena a iniciativa.

Outra agenda prevista é a audiência pública sobre reposição salarial, que acontecerá no dia 10 de outubro, também organizada pela parlamentar. “É importante que todos estejamos presentes nestes eventos, defendendo os nossos interesses perante os políticos e a sociedade, para que ela possa saber os problemas e dificuldades a que nós, servidores da segurança pública, somos submetidos”, disse o presidente do SINPCRESP.

Visualizar

Presidente do SINPCRESP se reúne com advogado da entidade

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, se reuniu nesta sexta-feira (30) com o advogado da entidade, o dr. Ricardo Requena, para agradecer ao trabalho que vem sendo realizado em prol da categoria.

Graças a orientação e comprometimento do advogado, os associados que foram rebaixados de classe, após sua aposentadoria, já estão retornando à classe correta e terão os vencimentos corrigidos. “Vim trazer pessoalmente este agradecimento ao dr. Ricardo, que fez mais um grande trabalho”, afirmou Becker.

O profissional agradeceu a confiança do SINPCRESP e dos associados. “Vocês merecem esta vitória porque era o devido e o justo. Vamos até o final em busca do que for melhor e sempre lutando pelos peritos criminais”, disse.

Na ocasião, o presidente do SINPCRESP aproveitou para tratar de outros assuntos importantes para a categoria, como a questão da reclassificação da classe por conta da extinção da quarta e quinta classe para ingressos. O pagamento dos servidores que estão sendo limitados ao teto e, desta maneira, tendo salários, aposentadoria e benefícios cortados pelo governo estadual também foi tema discutido. “Estamos buscando apoio para que essas correções sejam feitas o mais breve”, esclareceu Eduardo Becker.

Visualizar

Peritos criminais realizam juramento na cerimônia de posse - 26-08-2019

Nesta segunda-feira (26/08), ocorreu no auditório de Superintendência da Polícia Técnico Científica do Estado de SP, a cerimônia de posse dos peritos criminais nomeados em 10/08/2019. Durante e evento os novos peritos criminais prestaram juramento.

Visualizar

Presidente do SINPCRESP fala sobre a importância da perícia ao site Brasil 247

Eduardo Becker, presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo, fala sobre a importância de manter intacto o material apreendido pela Polícia Federal e como a perícia pode contribuir para a Vaza Jato.

A importância da perícia e como ela contribuiu para identificar os envolvidos no vazamento de mensagens privadas trocadas entre o ministro Sergio Moro e membros da força-tarefa Lava Jato foi tema da entrevista feita pela TV 247, do site Brasil 247, com o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais (SINPCRESP), Eduardo Becker, na tarde desta terça-feira (20).

Becker explicou qual a função do perito na investigação de crimes. “A função do perito criminal é materializar a conduta criminosa, identificar as partes envolvidas, as características do crime e fornecer os subsídios para que o juiz possa avaliar e emitir a sentença”

Sobre o vazamento de mensagens privadas trocadas entre membros da força-tarefa Lava Jato e a identificação dos hackers, o presidente do sindicato falou que toda a ação virtual deixa uma série de rastros que os peritos podem utilizar para identificar os autores e explicou que não há necessidade de perícia no aparelho do ministro, pois a invasão dos hackers foi por meio do aplicativo de troca de mensagens.

A adulteração no conteúdo das mensagens publicadas pela imprensa também foi assunto da entrevista. Eduardo afirmou que é possível identificar através do trabalho pericial se o conteúdo foi adulterado. “O trabalho da perícia é obter as informações que foram copiadas pelo hacker na íntegra e confrontar com o conteúdo das mensagens que só podem ser obtidas acessando o aparelho do ministro”, ressaltou.

Becker explicou que existem diversas formas de acessar um aparelho celular e que o procedimento é simples, no entanto, exige conhecimento. E disse que as pessoas devem ter atenção na proteção dos smartphones, como alterar senhas periodicamente e ativar uma segunda validação de acesso a contas. “O cuidado com o aparelho celular nos dias de hoje deve ser grande”, diz o presidente do sindicato.

Eduardo Becker também falou sobre o deficit de peritos criminais no Estado de São Paulo, que está entre 5% a 10%, e a falta de investimento na categoria. “O crime evoluiu e hoje nós não temos equipamentos suficientes para fazer perícia. Falta investimento na aquisição de aparelhos e programas necessários para o trabalho da perícia e em capacitação”, afirma.

A íntegra da entrevista pode ser vista acessando: https://www.youtube.com/watch?v=iHYTbwAF0xk

Visualizar

NOTA DE AGRADECIMENTO AO DEPUTADO ESTADUAL CORONEL TELHADA

O Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP) agradece o apoio que o deputado estadual Coronel Telhada (PP) tem demonstrado à Polícia Técnico-Científica ao propor a criação do cargo de secretário executivo. “Agradecemos todo o empenho que o deputado tem tido na defesa de uma Polícia Científica mais independente”, diz Eduardo Becker, presidente do sindicato.

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC 3/2019) que solicita a criação do cargo de secretário executivo para a Polícia Técnico-Científica, como já existe nas polícias Civil e Militar, foi negada pelo secretário executivo da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin. “Peço que os deputados nos ajudem para que a proposta prospere e que possamos dar segurança jurídica e constitucional a Polícia Técnico-Científica”, ressalta Coronel Telhada.

O Tribunal de Contas do Estado já determinou que a Polícia Técnico-Científica tenha mais autonomia por meio da desvinculação, mas o pedido ainda não foi implantado pela Secretaria da Segurança Pública. O projeto ainda aguarda o encaminhamento que deverá ser realizado pelo governador.
Fonte: a íntegra do vídeo do deputado na tribuna (27/06) está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ssNNp7Gvfuw (acesso 16/08/2019).

Visualizar

SINPCRESP consegue apoio de deputada para preencher vagas remanescentes

A deputada estadual Adriana Borgo anunciou, nesta terça-feira (06/08), que dará apoio ao Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP) para que seja realizada uma nova nomeação para peritos criminais. “Nós fechamos um acordo de parceria em prol da valorização da categoria e para que os peritos criminais sejam nomeados. É uma honra ser o porta-voz e o elo entre a Polícia Técnico-Científica e o Legislativo”, ressaltou Adriana.

O anúncio aconteceu após reunião com o presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker, que entregou à deputada uma cópia do ofício encaminhado ao governador João Doria para que seja realizada uma nova nomeação para repor os 76 cargos que ainda permanecem vagos.

Eduardo agradeceu ao apoio e disse que acredita no trabalho da deputada. “Acreditamos que a senhora irá conseguir nomear todos os profissionais remanescentes que faltam, porque antes de ser deputada já teve sucesso em outras ações e tem um forte trabalho na área de segurança pública”, afirmou Becker.

Na última quinta-feira (01), dos 257 peritos criminais nomeados pelo governador, 180 tomaram posse. Diante deste cenário, o sindicato tem trabalhado para repor os cargos que ainda permanecem vagos..

Visualizar

NA MÍDIA - Jornal da EPTV 2ª edição – Sistema desenvolvido por pesquisadores pode auxiliar serviço da perícia

O Jornal da EPTV - 2ª edição, da região de Campinas e Piracicaba, exibiu na quarta-feira (31) uma reportagem sobre o sistema desenvolvido na Faculdade de Odontologia da Unicamp, que pode ajudar a perícia criminal, simulando o impacto de um tiro por meio de computação gráfica.

A simulação é realizada utilizando dados de vítimas reais coletados em IMLs por todo Brasil e informações detalhadas das armas de calibres mais utilizados em casos de assassinatos, roubo seguido de morte e suicídios.

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, vê com bons olhos a utilização de tal ferramenta por parte da perícia. “A vantagem é a precisão que ela vai gerar, tanto defesa quanto acusação poderão utilizá-la e, assim, o julgamento será justo. É tudo o que se busca”, disse.

Contudo, Becker recordou que é necessário investimento do Governo para a utilização da tecnologia. “Ainda é muito defasado o investimento, o que ocorreu no passado foi ínfimo e não equipou corretamente a Polícia Científica”, afirmou.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) se posicionou apontando que realizará um investimento de mais de R$ 2 milhões para compra de equipamentos e digitalizadores de imagens. O presidente do SINPCRESP alerta, no entanto, que o valor é baixo, pois com ele não seria possível sequer equipar todos os Núcleos de Perícias (NPCs) da capital e interior com um scanner laser 3D. “Há um investimento muito pequeno do Estado para comprar um equipamento desse”, avaliou Becker. Segundo ele, o ideal seria uma ferramenta em cada unidade do IC existente no estado.

Segundos os pesquisadores, o contato com o Governo Federal em busca de recursos para ampliação e aperfeiçoamento do sistema está em andamento.

Fonte: https://globoplay.globo.com/v/7808635/programa/ (acesso em 02/08/2019)

Visualizar

Peritos criminais realizam juramento na cerimônia de posse - 01-08-2019

Nesta quinta-feira (01/08), ocorreu no auditório de Superintendência da Polícia Técnico Científica do Estado de SP, a cerimônia de posse dos peritos criminais nomeados em 19/07/2019. Durante e evento os novos peritos criminais prestaram juramento.

Visualizar

Reajuste salarial para peritos criminais de SP - 2019

Diante da divulgação de vídeos por parte dos deputados estaduais Adriana Borgo, Coronel Telhada e Olim, sobre anúncio feito em reunião com o governador João Doria hoje (01/08/2019), de que até 31/10 do corrente ano, o mesmo encaminhará projeto de lei contemplando reposição salarial para as carreiras que integram os quadros das polícias Técnico Científica, Civil e Militar.

Tais vídeos geram grande repercussão nos servidores policiais, em especial dos peritos criminais, que sugeriram que o SINPCRESP (Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de SP) apresentasse ao governo quadro comparativo das remunerações da categoria em outros entes federativos.

O motivo é que o governador João Doria, ainda enquanto candidato, anunciou em sua campanha de que os policiais do Estado de SP seriam os mais bem pagos do país.

Por tal motivo, o SINPCRESP encaminhou ofício 060/2019 à SSP, onde demonstra a diferença salarial entre os peritos criminais bandeirantes com os peritos criminais mais bem pagos do país e sugere-se plano orçamentário com previsão do incremento remuneratório previsto nos cálculos apresentados.

O ofício 060/2019 será encaminhado a todos os peritos criminais sindicalizados por e-mail.

Visualizar

Governador anuncia projeto para reajustar salário da Polícia Técnico-Científica

Os deputados estaduais Adriana Borgo, Coronel Telhada e Delegado Olim anunciaram, na tarde desta quinta-feira (1/8), que o governador João Doria afirmou que mandará para a Assembleia Legislativa de São Paulo o projeto para reajuste salarial da Polícia Civil, Militar e Técnico-Científica. A medida atende a uma das principais reivindicações do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), que vem trabalhando para melhorar as condições salariais e de trabalho da categoria.
Segundo os deputados, o prazo para a apresentação do projeto é dia 31 de Outubro. O índice do reajuste a ser aplicado não foi informado. Ainda segundo o anúncio dos parlamentares, o governador afirmou que dará aumentos salariais à categoria todos os anos até o final do seu mandato. “É uma decisão a ser comemorada e reflete o trabalho árduo que desenvolvemos no Sindicato para conquistar apoio dos deputados à nossa causa. O governador mostra que vai começar a cumprir as promessas de campanha”, afirmou o presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker.
Assim que o governador João Doria assumiu, o SINPCRESP iniciou um intenso trabalho de conversas com deputados estaduais para conquistar apoio para a categoria. “Nosso trabalho vai continuar, temos muitas coisas para melhorar na Polícia Técnico-Científica. Vamos trabalhar arduamente para equipar as equipes e repor o quadro de profissionais”, completou Becker.

Visualizar

Prática realizada no 1º Encontro em Identificacao de Veiculos Pesados

Profissionais da perícia paulista em prática realizada no 1º Encotro em Identificação Veícular de Veículos Pesados, organizado pelo NPC de São José do Rio Preto.
Data do evento 25/05/2019

Visualizar

A Capitalização destrói a Previdência Social

ANFIP (Associação Nacional dos Fiscais da Receita Federal do Brasil) disponibiliza vídeo esclarecendo a destruição da Previdência Social brasileira, por meio da PEC 6/2019, apresentada pelo Executivo.

Visualizar

Em defesa da Seguridade Social - contra a Reforma da Previdência

Vídeo produzido pela ANFIP:
Na iminência do envio da reforma da Previdência para o Congresso Nacional, que deve ocorrer na próxima semana, após reunião que o governo promove com as centrais sindicais, na segunda-feira (5), e participação da ANFIP (Associação Nacional dos Fiscais da Receita Federal do Brasil), é hora de intensificar a defesa do sistema de seguro social. A ANFIP divulga o vídeo abaixo para alertar a sociedade quanto às falácias anunciadas pelo governo e para que todos fiquem atentos com o desmonte que querem promover na nossa Previdência Social, afetando os direitos dos cidadãos. Assistam, divulguem, compartilhem!

Visualizar

Palestra de Eduardo Moreira no Senado Federal sobre a Reforma da Previdência (versão full)

Palestra na integra de Eduardo Moreira na TV Senado sobre a Reforma da Previdência em audiência no Senado Federal em Brasília, em 25/03/2019.
Compartilhe com os amigos e vamos levar a todos os dados reais sobre o que esta sendo discutido nesta reforma.
Assista o vídeo na íntegra e conheça melhor o meu trabalho em: https://edumoreira.com.br/

Eduardo Moreira
Visualizar

Eduardo Becker obtém apoio do deputado federal Coronel Tadeu

O presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker, em Brasília, conseguiu o apoio do deputado federal Coronel Tadeu para as demandas do sindicato. Assista ao vídeo.

Visualizar

Comunicado sobre a Reforma da Previdência

Em reunião com o presidente da SPPREV, foi explicado que os servidores públicos que já recebem abono permanência não serão afetados pelas novas regras, pois completaram o seu tempo para fins de aposentadoria na vigência das regras antigas, ou seja, segundo elas, serão aposentados e não serão submetidos às novas.

Porém, caso a legislação estadual não tenha sido completamente atendida, o profissional não se aposentará com o salário integral, mas com a média da sua remuneração.

Associado, entre em contato com o Sinpcresp para analisarmos a sua situação.

CLIQUE AQUI e leia o comunicado da SPPREV.

Visualizar

Contra a Reforma da Previdência

O Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP) informa o lançamento da Frente Paulista em Defesa da Previdência Social, uma mobilização contra o pacote da previdência do Governo Federal (PEC 6/2019), que foi encaminhado ao Congresso Nacional e fere diversos direitos dos servidores públicos.

É importante que todos os servidores públicos participem, pois todas as carreiras – inclusive as policiais – serão afetadas e terão prejuízos em questões sociais, como no rendimento de sua aposentadoria, que não será mais integral.

O movimento acontecerá às 14 horas do dia 11 de março (segunda-feira), em frente à Câmara Municipal de São Paulo e é encabeçado pela Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo (FESSP-ESP), representada pelo seu presidente, Lineu Neves Mazano. O SINPCRESP é associado à FESSP-ESP.

A proposta de Reforma da Previdência reduzirá valores da aposentadoria, aumentará a idade mínima para aposentar (pois para ter 100% do benefício, o servidor terá que contribuir no mínimo 40 anos), impõe o sistema de capitalização, em que será necessário ter uma conta individual e que não assegurará uma aposentadoria justa, além de que reduzirá os proventos da aposentadoria.

Vamos juntos lutar pelos nossos direitos e assegurar a plena dignidade para as nossas aposentadorias!

PERITO CRIMINAL E DEMAIS CARREIRAS DA SPTC DEFENDAM SEU DIREITO.

LHE ESPERAMOS SEGUNDA-FEIRA 11/03 ÀS 14 HORAS EM FRENTE À CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO.

 

Visualizar

Governador não responde pedido de reunião com SINPCRESP sobre reposição salarial

Para dar continuidade às tratativas sobre mais do que necessária reposição salarial, no último dia 20 de fevereiro, um pedido de audiência com o governador foi enviado à Secretaria de Governo, mas não houve qualquer resposta até agora. Antes disso, em setembro de 2018, oficio com solicitação de recomposição de parte da perda do poder de compra, acarretada pela falta de reposição dos últimos anos, foi protocolado junto à Secretaria de Segurança Pública.

Apesar do incessante empenho da entidade, o Governo não apresentou nenhuma proposta concreta de valorização, mesmo diante das inúmeras requisições e da evidente queda anual da classe no ranking salarial nacional. A categoria está há 5 anos sem qualquer reajuste e, mesmo assim, segue evidentemente se dedicando à prestação de um bom serviço à sociedade.

Em São Paulo, os servidores precisam lidar constantemente com situações inadmissíveis, como a falta de estrutura e de equipamentos. Os profissionais não recebem vale-transporte, nem adicional por jornada noturna e tampouco hora extra, mesmo ultrapassando a sua carga horária ou tendo que levar serviço para casa. Também recebem apenas um valor irrisório para auxílio-alimentação, suficiente para apenas 12 dias de trabalho.

Amanhã, primeiro de março, é a data base dos peritos criminais. A questão da reposição salarial é tema que já foi abordado em assembleias gerais realizadas pelo SINPCRESP e geraram diversos ofícios que foram encaminhados à SSP-SP mas, infelizmente, respondidos de forma evasiva. Ao pedido do SINPCRESP de inserção no projeto LOA de previsão orçamentária de valor para fins de reposição salarial, ainda não houve retorno.

As reivindicações acordadas durante as Assembleias Gerais Extraordinárias, convocadas para tratar da reposição salarial (dissídio) e outros assuntos de interesse da categoria, foram divididas em duas partes, prioritárias e permanentes, e encaminhadas anualmente ao Governo do Estado.

Visualizar

O que o SINPCRESP pensa sobre a proposta de reforma da Previdência

Presidente Eduardo Becker:

"Com relação à proposta para a aposentadoria de policiais, prevista na reforma da Previdência, o Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP) lamenta que haja nítida intenção de demonizar o servidor público pelo déficit previdenciário ao imputar-lhes contribuições maiores do que as dos demais profissionais.

O SINPCRESP ressalta que o tema requer amplo debate e as entidades de classe precisam ser ouvidas. Não se pode promover uma “caça às bruxas” aos servidores que sempre contribuíram legitimamente com a nação.

Outro fator: é importante observar que a reforma aborda apenas a questão das aposentadorias, quando a seguridade social prevê também diversos outros direitos, como a licença-maternidade, o afastamento por doença laboral e os acidentes de trabalho, previstos na Constituição. Como funcionará o repasse com a novas regras? É importante discutir as consequências e a forma como a reforma afetará tudo isso, não visando apenas atender aos anseios dos mandatários do país.

Dentro do que a reforma propõe, para se chegar à meta estabelecida seria necessário trabalhar em torno de 40 anos, não se levando em conta que um policial com idade superior a 65 anos conta com menor plasticidade de adaptação às novas tecnologias e tem maiores dificuldades em relação à disposição física e mobilidade.

A segurança pública tem como finalidade combater a criminalidade. Cada vez mais, os criminosos são mais jovens e os enfrentamentos mais violentos, o que exige preparo físico. Estabelecer um longo tempo de contribuição fará com que o quadro, já bem envelhecido das polícias, tenha a situação agravada e, consequentemente, uma piora na prestação de serviços, pois haverá policiais idosos para combater criminosos bem mais novos.

Em São Paulo, por meio da Lei 1062/2008, o Estado passou a exigir a somatória de idade e do tempo de contribuição aos servidores públicos civis e aos servidores de carreiras policiais, uma inconstitucionalidade praticada que obriga servidores a ingressarem com processos jurídicos para sua aposentadoria.

A Lei aplicada pelo governo do Estado desrespeita a Lei 51/1985, que foi recepcionada pela Constituição, e alterada pela Lei Federal 144/2014, que garante a integralidade dos vencimentos aos servidores públicos das carreiras policiais aos 30 anos de contribuição. A contribuição do servidor público é de 11% sobre o vencimento integral. Nada mais justo então que o servidor se aposente com o valor integral.

Além disso, em São Paulo, todos que ingressam nas carreiras policiais já têm seu salário limitado ao Regime Geral de Previdência Social (RPS) e, desde 2013, é ofertada aos que ingressam na carreira a previdência complementar SPPrevCom.

As carreiras que compõem a segurança pública têm necessidades distintas em decorrência da característica do serviço e o SINPCRESP reitera que tais disparidades propostas são uma injusta “caça às bruxas”, criada para demonizar quem sempre esteve pronto para servir a população, o servidor público".

Visualizar

Rádio Jovem Pan aborda necessidade de investimento na Polícia Técnico Científica

Temas constantes do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo, o déficit de efetivo, a reposição salarial e a falta de estrutura, foram também abordados pelo jornalista Marco Antonio Villa durante o programa Jornal da Manhã, da Jovem Pan, desta quinta-feira, sete de fevereiro.

Villa ressaltou os problemas estruturais, a falta de reajuste e carência de funcionários das polícias, em especial a falta de funcionários e de recursos da Polícia Técnico-Científica. “Há um vazio enorme que precisa ser preenchido. Para que tenhamos uma polícia que investigue, é preciso ter gente”, ressaltou.

O jornalista destacou a importância de se investir em segurança pública e seu efeito positivo na economia, quando funciona bem, porque se passa a investir mais no Estado.

O SINPCRESP reitera sua atuação para reverter esse quadro que se apresenta hoje na Polícia Técnico-Científica paulista.

Em breve, a entidade convocará a categoria para assembleia geral em que serão discutidas questões relativas a reposição salarial, considerando a aproximação do período da data base dos peritos criminais (01 de março) e a queda anual no ranking salarial nacional, que só tem aumentado.
(fonte: matéria disponível em https://www.youtube.com/watch?v=gLK9JGPvNB8)

Visualizar

Jornal da Record News, apresentado por Heródoto Barbeiro

No programa desta terça-feira (29/01/2019), Becker falou sobre as dificuldades encontradas para a identificação das vítimas de Brumadinho e o papel da perícia criminal. Ele explicou os métodos de identificação por reconhecimento dos familiares, impressões digitais, arcada dentária e DNA.

“Todos os processos de identificação se baseiam em um registro prévio com o qual aquele corpo será identificado posteriormente. Mas, como houve a perda de uma grande região em Brumadinho, não é possível afirmar que estes registros não foram igualmente perdidos. Então, entra a importância do DNA que, embora seja o último método - pois é mais caro e mais complexo, é o que vai permitir a sua reconstrução e, através dos parentes das vítimas, identificar o indivíduo desaparecido”, analisou o presidente do SINPCRESP.

Visualizar

Na Mídia Rádio Jovem Pan - Moro quer banco de dados com DNA de todos os condenados do País

Nesta segunda-feira, 14 de janeiro, o Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan, veiculou reportagem sobre o encaminhamento ao Congresso Nacional, pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, de uma proposta de mudança legislativa com o objetivo de ampliar a coleta de DNA de pessoas condenadas.

A reportagem relata que, em novembro, a primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu um homem acusado de estupro e roubo a partir de um laudo de DNA. O presidente do Sindicato dos Peritos do Estado de São Paulo, Eduardo Becker, destaca que o caso estabeleceu parâmetros para o STF.

“A vítima reconheceu uma pessoa que não era o autor do crime. A partir do exame de DNA, 10 anos depois da prisão, ele foi colocado em liberdade. O STF entende que o DNA é muito mais contundente na identificação de indivíduos do que o reconhecimento das vítimas”, explicou.

Visualizar

EPTV 2ª Edição - Mais informações sobre a chacina ocorrida na catedral em Campinas

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo, Eduardo Becker, foi entrevistado em reportagem do Jornal da EPTV 1ª edição, em 21 de dezembro, a respeito da chacina na Catedral de Campinas.

A emissora veiculou imagens cedidas pelo Sinpcresp da utilização de um Scanner 3D nos trabalhos periciais, dentro da catedral, o que deve ajudar a perícia a reconstituir a cena do crime no dia da tragédia.

 “É possível fazer vídeos mostrando a dinâmica do fato, o posicionamento. Se uma testemunha narra algo de uma forma, conseguimos, com esse equipamento, ver a posição em que ela se encontrava, se permitia realmente visualizar como foi narrado o fato” explicou Becker.  

A 2ª edição do Jornal da EPTV também noticiou o caso, com informações sobre a investigação. A perícia realizada com o auxílio de um scanner em três dimensões, levado por uma empresa de tecnologia, também foi abordada na reportagem.

Visualizar

EPTV 1ª Edicação - Polícia Civil de Campinas fala sobre investigação do atentado na Catedral

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo, Eduardo Becker, foi entrevistado em reportagem do Jornal da EPTV 1ª edição, em 21 de dezembro, a respeito da chacina na Catedral de Campinas.

A emissora veiculou imagens cedidas pelo Sinpcresp da utilização de um Scanner 3D nos trabalhos periciais. O trabalho deve ajudar a perícia a reconstituir a cena do crime no dia da tragédia.

 “É possível fazer vídeos mostrando a dinâmica do fato, o posicionamento. Se uma testemunha narra algo de uma forma, conseguimos, com esse equipamento, ver a posição em que ela se encontrava, se permitia realmente visualizar como foi narrado o fato” explicou Becker.

Visualizar

2018 11 19 EPTV Ribeirao Preto Estado SP deficit 13mil policiais civis e cintíficos

O jornal da EPTV do dia 19 de novembro, segunda-feira, veiculou reportagem sobre o déficit de policiais científicos e civis em todo estado e entrevistou o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo, Eduardo Becker, sobre como esse problema afeta as investigações.

Becker comentou que as principais consequências são “o atraso e a demora no atendimento do local de crime. Depois, o aumento da criminalidade por conta da demora na remessa do laudo para o Judiciário para, assim, dar prosseguimento ao processo crime, ou seja, a condenação ou absolvição do suspeito de ter cometido algum ilícito”.

Becker falou ainda sobre outros problemas ocasionados pelo déficit da carreira de perito criminal: “A cobrança sobre o perito está a todo o momento em seu trabalho, na urgência para chegar ao local de crime e para a expedição de um laudo. Trabalha-se com prazo, afinal, o tempo para expedição de um laudo é de dez dias, mas tem exame que não dá para concluir nesse prazo. Um laudo de DNA hoje demora, em média, seis meses para ficar pronto”.

Visualizar

Estado de São Paulo tem deficit de 13 mil policiais civis, segundo sindicato

O jornal da EPTV do dia 19 de novembro, segunda-feira, veiculou reportagem sobre o déficit de policiais científicos e civis em todo estado e entrevistou o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo, Eduardo Becker, sobre como esse problema afeta as investigações.

Becker comentou que as principais consequências são “o atraso e a demora no atendimento do local de crime. Depois, o aumento da criminalidade por conta da demora na remessa do laudo para o Judiciário para, assim, dar prosseguimento ao processo crime, ou seja, a condenação ou absolvição do suspeito de ter cometido algum ilícito”.

Becker falou ainda sobre outros problemas ocasionados pelo déficit da carreira de perito criminal: “A cobrança sobre o perito está a todo o momento em seu trabalho, na urgência para chegar ao local de crime e para a expedição de um laudo. Trabalha-se com prazo, afinal, o tempo para expedição de um laudo é de dez dias, mas tem exame que não dá para concluir nesse prazo. Um laudo de DNA hoje demora, em média, seis meses para ficar pronto”.  

Visualizar

Eduardo Becker fala sobre a denúncia de Campinas

O presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker, fala sobre a denúncia em Campinas e solicita aos peritos criminais de outras cidades para que também denunciem ao sindicato os problemas que eventualmente estejam enfrentando no trabalho, como os colegas de Campinas fizeram.

Visualizar

Presidente do Sinpcresp pede à SSP a nomeação de mais 56 peritos

Em reunião na SSP com a cúpula da pasta (10/10/18), incluindo o superintendente da SPTC, Ivan Miziara, o presidente do Sinpcresp, Eduardo Becker, solicitou empenho para a nomeação de mais 56 candidatos aprovados no concurso, pois 1/3 dos chamados não compareceram à posse, cargos para os quais já houve provisionamento orçamentário.

Visualizar

Sinpcresp solicita à SSP nomear mais fotógrafos e desenhistas

Em reunião na SSP com a cúpula da pasta, incluindo o superintendente da SPTC, Ivan Miziara, o presidente do Sinpcresp, Eduardo Becker solicitou à pasta incremento nos quadros de fotógrafo e de desenhista técnico pericial, carreiras extremamente importantes para a de perito criminal.

"O quadro de servidores das carreiras de fotógrafo e desenhista técnico pericial está envelhecido e defasado, o que em breve levará a falta desses auxiliares do perito criminal, o que virá a prejudicar o trabalho deste profissional quando da realização dos exames e ilustração do laudo pericial", argumenta Becker.

Visualizar

Presidente do SINPCRESP fala sobre ação do sindicato em favor de salário

O presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker, fala a respeito de ações movidas pelo sindicato em favor de melhora salarial da classe dos peritos criminais, em decorrência da falta de reposição salarial dos últimos anos.

Visualizar

No dia das crianças, SINPCRESP lança gibi sobre a profissão de perito criminal

Em comemoração ao Dia das Crianças, o Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP) lançou, nesta sexta-feira (12 de outubro), o gibi com a história de “Pedro, o Perito”, que apresenta de forma descontraída como se dá o trabalho da perícia criminal e qual a sua importância para o esclarecimento de crimes.

Na história, Pedro – o personagem principal – ajuda sua amiga Paula a desvendar quem foi o responsável por danificar o seu ursinho de pelúcia que estava desaparecido. Para isso, ele usa a sua capacidade de observação para encontrar pistas e descobrir o que realmente aconteceu com o bichinho.

“O objetivo do gibi é estar suscitando nas crianças a paixão pela profissão de perito criminal, assim como nós profissionais amamos o nosso trabalho”, afirmou Eduardo Becker, presidente do SINPCRESP. “Também desejamos motivá-las a entrar nesse mundo de ciência e educar a nossa população sobre a importância da não violação do local de crime”, completou.

O gibi traz ainda joguinhos como caça-palavras, espaços para colorir, jogos dos sete erros, entre outras atividades, todas relacionadas às habilidades e funções dos peritos criminais, aumentando assim a curiosidade e incentivando a garotada a conhecer cada vez mais sobre a profissão.

capa gibi    atividades gigi   

protagonista

Visualizar

Comemoração dos 20 anos SPTC - abertura - Local ALESP - 16/08/2018

O evento comemorativo dos 20 anos da criação da Polícia Técnico-Científica realizado, em 16 de agosto, pelo Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), foi transmitido pela TV Alesp.

O presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker Tagliarini, foi um dos que falaram durante a cerimônia: “É o momento de continuarmos a lutar. Conquistamos muita coisa com a implantação da SPTC, mas precisamos buscar mais. O sindicato existe para isso: ouvir os pleitos dos peritos criminais e demais carreiras, importantes para a Polícia Técnico-Científica, pois é o conjunto que permite que continuemos a trabalhar de forma integrada para atender a população e ao Judiciário de forma condizente”.

Diversas entidades participaram da comemoração e apoiadores da instituição foram homenageados, como o secretário adjunto da pasta da Segurança Pública de São Paulo, Sérgio Turra Sobrane e os ex-superintendentes da Polícia Técnico-Científica das duas últimas décadas, Dr. Celso Perioli e Dra. Norma Bonaccorso.

Visualizar

TV ALESP - Programa Em Discussao Segurança - Os Desafios da Policia Criminal

A TV Alesp transmitiu na segunda-feira, 29 de agosto, o programa “Em Discussão Segurança” com o tema “Os desafios da Polícia Criminal”
Eduardo Becker, presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), foi convidado para debater sobre o assunto e comentar a importância da perícia criminal no estado e no país.

Também participaram do programa Norma Bonacorso, perita criminal e ex-superintendente da Polícia Científica e Antônio Nogueira Neto, perito criminal especialista em acidentes aéreos.

Além de falar sobre o assunto, Becker aproveitou para comentar a defasagem de profissionais na área: “Há um concurso aberto desde 2013 que o sindicato vem brigando ferrenhamente para que haja a nomeação de todos os candidatos aprovados. Hoje, o único concurso que não foi concluído desde aquela época é o de peritos criminais”.

Visualizar

2018 ago reportagem TV Record

O programa SP Record de Campinas veiculou, no dia 02 de agosto, reportagem sobre o déficit de peritos na região, com base no levantamento do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), que aponta déficit de 35% no município de Campinas, maior do que a defasagem no Estado, que é de 31%.

Além da cidade, são destacados os déficits de 34% em Piracicaba, 50% em Limeira, 48% em Americana, 52% em Bragança Paulista, 52% em Jundiaí, 46% em Mogi Guaçu e 46% em Rio Claro.

A reportagem aborda os problemas causados pela falta de efetivo na região e alerta que a defasagem pode comprometer a conclusão dos inquéritos policiais e que processos judiciais podem ficar pendentes por conta da demora na conclusão dos laudos, causada pela falta de efetivo.

Em entrevista, o presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker, cobrou a contratação de novos peritos. “Um concurso iniciado em 2013 que até este ano, ou seja, há cinco anos, não foi concluido. Nós temos 130 vagas a serem preenchidas e estamos apenas com promessas do governador de que serão preenchidas este ano”.

A reportagem lembrou que os peritos de São Paulo estão entre os que ganham os dez menores salários da categoria no país.

Visualizar

2018 08 06 SINPCRESP diz deficit peritos criminais regiao CPS

O déficit de peritos criminais na unidade da Polícia Científica do Núcleo de Campinas é de 43%, segundo dados do sindicato que representa a carreira. A realidade da investigação forense nos nove municípios conta com 114 profissionais, mas o ideal seriam 203, segundo dados apurados.

Para os profissionais ouvidos pelo G1, o quadro deficitário reflete negativamente no atendimento e no atraso da emissão de laudos periciais. Além disso, um terceiro problema apontado pela categoria é a inviabilização da produção de conhecimento, que seria um know-how [experiência] para identificar novos crimes e drogas ou novas tecnologias utilizadas em crimes já conhecidos.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/jornal-da-eptv-2edicao/videos/t/edicoes/v/sindicato-diz-que-deficit-de-peritos-criminais-na-regiao-de-campinas-e-de-43/6926085/ (acesso 07/08/2018)

Visualizar

Rádio de São Carlos entrevista presidente do SINPCRESP sobre falta de peritos

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, foi entrevistado pela Rádio Pop 88, de São Carlos, sobre o déficit de peritos criminais. A reportagem foi ao ar na manhã de quinta-feira, 02 de agosto.

O déficit em São Carlos, hoje, é de 33%. O município deveria ter 15 peritos, mas conta com apenas 10, número abaixo do mínimo necessário para se trabalhar dentro da legalidade, que é de pelo menos 11.

Essa situação tem gerado sobrecarga de serviço, com profissionais trabalhando até 60 horas semanais, 20 a mais do que o previsto em lei. Há ainda problemas com ambientes de trabalho insalubres, vazamentos, falta de estrutura dos laboratórios e até falta de segurança.

Sobre o concurso de 2013, Becker reiterou que o SINPCRESP tem exigido há bastante tempo do Governo para que todos os aprovados sejam chamados, mas as nomeações vêm ocorrendo a conta-gotas. “O Estado tem preterido a nomeação dos peritos criminais, apesar de sua função importantíssima”, denunciou.

O presidente do SINPCRESP explicou que a entidade tem dialogado e movido ações administrativas, mas que o próximo passo é ingressar com ações judiciais contra o Estado para que sejam feitas as nomeações, além de ações de indenizações por enriquecimento ilícito, por fazer o perito trabalhar além do que deveria.

Becker rechaçou o argumento do Governo de que não há orçamento e lembrou que há espaço para outras carreiras e também para a Polícia Militar. “A perícia é sempre preterida, deixada para depois”, apontou Becker.

Visualizar

Segurança pública em debate

Assista na íntegra o programa "Segurança Pública em Debate", exibido no dia 27 de março, na TV Guarulhos e na TV São Paulo . O assunto desta edição foi "O sucateamento da Polícia Judiciária paulista". Para debater o tema, foi convidado o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Dr. Eduardo Becker Tagliarini que fala sobre o sucateamento da polícia científica e o prejuízo para a população do Estado de São Paulo.

Visualizar

Baixada Santista e Vale do Ribeira precisam de peritos criminais

O quadro é alarmante. Cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira contam com um perito criminal para cada 46.600 habitantes, número 9 vezes menor que o recomendado pela ONU. As consequências? Criminosos soltos por falta de provas, capacidade zero de prevenção de crimes nestas cidades e muita impunidade.

Profissionais da área de segurança pública lutam para que esse quadro seja revertido. É o que fez o promotor de justiça da cidade de São Vicente, que entrou com ação pública contra o Ministério Público para a contratação de mais profissionais. Veja mais a seguir na excelente matéria da TV Tribuna, que contou com a participação da diretoria do SINPCRESP.

Visualizar

Audiência pública - PL 920/2017 - ALESP

Audiência pública ocorrida em 26/10/2017 no plenário Juscelino Kubischek para discutir a PL 920/2017,que congela qualquer reposição salarial por 2 anos. O SINPCRESP, por meio de sua diretoria, esteve presente e lutando contra mais este absurdo que vai contra os interesses de todos os funcionários públicos do Estado. 

Em pronunciamento o Deputado Barros Munhoz, líder do Governo na Alesp, diz que o encaminhamento do PL 920/2017 "foi a maior burrice". Defende a reposição salarial dos servidores públicos.

Visualizar

Secretário Geral do SINPCRESP discursa em ato da UPB

Em ato da UPB realizado defronte a ALESP, em 15/03/2017, o Secretário Geral do SINPCRESP, Claudemir Rodrigues Dias Filho, fez uso da palavra em nome dos Peritos Criminais de São Paulo, apoiando o movimento nacional das entidades de Segurança Pública contra a reforma da previdência (PEC 287).
Em sua fala, o Secretário Geral comparou a postura dos governistas favoráveis à reforma a de um machista diante de um exame proctológico, "é algo necessário, mas mexa no dos outros, não mexa no meu", afirmou. apoiando o movimento nacional das entidades de Segurança Pública contra a reforma da previdência (PEC 287).

Visualizar

Presidente da ALESP comparece no Ato Público da UPB

O Deputado Estadual Fernando Capez, presidente da ALESP, compareceu na manifestação da UPB em São Paulo, no dia 15/03/2017, e apoiou a causa das entidades representativas da segurança pública contra a PEC 287. O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul também expressou seu apoio ao pleito.

Visualizar

Sindicato dos peritos criminais denuncia falta de profissionais no Vale

Matéria que foi ao ar em 10/03/2017, pela TV Vanguarda, evidenciando a falta de profissionais da perícia criminal no Vale do Paraíba.

Visualizar

Manifestação da UPB em São Paulo, 08/02/2017, com a fala do Presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker

Manifestação do Presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker, no ato realizado em São Paulo em 08 de fevereiro de 2017, Dia Nacional em Defesa da Aposentadoria Policial.

Atos públicos também aconteceram em diversos estados. Veja mais informações em: http://sinpcresp.org.br/posts/8-de-fevereiro-dia-nacional-em-defesa-da-aposentadoria-policial

Visualizar

Manifestação da UPB em Brasília, 08/02/2017, com a fala do Dep. Federal Ademir Camilo

Manifestação do Deputado Federal Ademir Camilo (MG) no ato realizado em Brasília em 08 de fevereiro de 2017, Dia Nacional em Defesa da Aposentadoria Policial.

Atos públicos também aconteceram em diversos estados. Veja mais informações em: http://sinpcresp.org.br/posts/8-de-fevereiro-dia-nacional-em-defesa-da-aposentadoria-policial

Visualizar

Presidente da ABC, Bruno Telles, convoca os peritos criminais

Amanhã, 08 de fevereiro de 2017, haverá manifestações e atos públicos visando garantir a aposentadoria policial como atividade de risco.

O SINPCREP apoia o movimento e, por meio da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), compõe a União dos Policiais do Brasil (UPB).

Visualizar

União dos Policiais do Brasil: manifestação contra a PEC 287

O texto da PEC 287/2016 é uma ameaça à sociedade, pois resultará numa polícia cada vez mais envelhecida nas ruas. É também uma medida de desrespeito aos profissionais de segurança pública, que exercem atividade de risco e têm uma expectativa de vida 15 anos inferior à do restante da população. Por isso, a União dos Policiais do Brasil, integrada por 28 entidades de profissionais de segurança pública, convoca todas as categorias para manifestarem seu repúdio à PEC 287.

Em Brasília, o ato ocorrerá na Esplanada dos Ministérios. Em São Paulo, haverá um ato na sede da Polícia Federal (Rua Hugo D´Antola, 95 - Lapa) às 11h e no Aeroporto de Guarulhos às 13h, ambas no dia 08 de fevereiro de 2017 - Dia Nacional em Defesa da Aposentadoria Policial.

Convidem a família, divulguem nas redes sociais e contribuam com essa grande mobilização. Quem trabalha com segurança, merece reconhecimento!

Visualizar

Jornal Nacional aponta a necessidade de independência de órgãos periciais

Não é de hoje que se sabe da recomendação de entidades internacionais sobre a independência dos órgãos periciais. Os recentes episódios de massacres de detentos em Manaus/AM e Boa Vista/RR trouxeram a tona essa velha e premente necessidade. O Jornal Nacional de 11 de janeiro de 2017, em reportagem sobre os desdobramentos dos massacres, trouxe notícias sobre um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), datado de novembro de 2016, que menciona novamente a recomentação.

De acordo com o acordo assinado com a ONU, as autoridades brasileiras tem até maio de 2017 para responder sobre as medidas adotadas para atender as recomendações feitas neste relatório, apresentando um cronograma de implementação para as medidas que não puderem ser colocadas em prática imediatamente. O relatório foi o resultado da visita de cinco comissários à instituições carcerárias brasileiras e, entre as recomendações, há nova reiteração sobre a necessidade de tornar órgãos periciais das instituições policiais por ser um item essencial para coibir a violência policial com detentos.

 

Visualizar

Profissão de perito criminal

Um policial a serviço da justiça. Saiba mais sobre a profissão de perito criminal, e os direitos trabalhistas desses profissioanias.

Visualizar

Carreiras - Perito criminal (1/3)

O programa fala sobre uma carreira fundamental para o Judiciário - a de perito criminal. O perito é um funcionário público, a serviço da justiça, que realiza a análise crítica e científica dos locais onde ocorreram crimes.

"O perito, como auxiliar da justiça, analisa vestígios. Ele produz a prova pericial que auxilia o juiz em suas decisões", conta o entrevistado Hélio Buchmüller, da Polícia Federal. Como mestre em Genética e doutor em Ciências, Buchmüller trabalha com genética forense em laboratório, na elucidação de casos policiais.

O Carreiras vai ao ar no sábado, às 22h. Horários alternativos: segunda 22h30; quarta 21h; quinta 18h e sexta 13h30.

Visualizar

Curso de Especialização em Perícia Criminal Infor - Belém

Matéria feita pela rede Record de Televisão na abertura do curso de especialização em Perícia Criminal do Instituto Nacional de Perícias e Ciências Forenses em Belém. Dr. Pablo Francez, coordenador do curso e perito criminal da Politec, fala sobre a importância da especialização na área e na crescente procura por profissionais qualificados. Dr. Cássio Thyone, perito criminal do Instituto de Criminalística do DF e professor do primeiro módulo também deixou o seu recado! Contatos INFOR Belém 3085-1329. Macapá (96)99906-1821/ São Luiz (98) 98848-3170

Visualizar

Materia da Rádio JovemPan sobre a PEC Estadual 07/2015

Em matéria sobre a PEC Estadual 07/2015, o Secretário Geral foi entrevistado e parte da entrevista fez parte de uma chamada da Rádio Jovempan.

Na chamada, o Deputado Delegado Olim, também em entrevista, fala sobre a mesma PEC e ressalta que não haverá prejuízo aos Peritos Criminais pois não existe autonomia da SPTC.

Ora, vamos relembrar o texto do artigo 1o. do DECRETO N. 42.847, DE 9 DE FEVEREIRO DE 1998:

"Artigo 1.º - A Superintendência da Polícia Técnico-Científica de que trata a Lei Complementar n.° 756, de 27 de julho de 1994, órgão diretamente subordinado ao Secretário da Segurança Pública, fica com sua estrutura organizacional definida nos termos deste decreto."

Visualizar