Software criado por peritos criminais federais é novidade para perícia criminal


Na sexta-feira (07), foi apresentado no Seminário de Análise Forense de Imagens, em Cuiabá, o “Sistema Peritus” (pronuncia-se péritus), desenvolvido por peritos criminais federais da PF. O programa é de grande relevância para análises forenses de evidências multimídia e de padronização no atendimento de perícias, permite integrar diferentes instrumentos e agilizará os trabalhos da perícia criminal brasileira.

O Sistema “Peritus” será lançado oficialmente em maio de 2019, na Conferência Internacional de Ciências Forenses (InterForensics), em São Paulo. O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo, Eduardo Becker, esteve em Cuiabá acompanhando o seminário, onde contatou um dos desenvolvedores do software, Perito Criminal Federal José Rocha de Carvalho Filho, que se prontificou a dar treinamento aos peritos criminais paulistas sindicalizados.  

O presidente da entidade vê com otimismo a nova ferramenta: “Esse programa é importante para a evolução da perícia paulista, para trabalhos de identificação de pessoas e cálculos de velocidade por imagem, entre outras atividades, e não mais fazendo uma mera captura, ação esta que não deve ser considerada como trabalho pericial, pois não há necessidade de conhecimento científico para realizá-la”, avaliou Becke.

Clique aqui e leia matéria no Estadão sobre o software Peritus.

 

Compartilhe: