Nota do Sinpcresp sobre suposto atraso no atendimento da perícia criminal


O Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), vem a público se posicionar sobre as críticas realizadas pelo apresentador José Luiz Datena à Polícia Técnico-Científica, no caso em que um corpo foi encontrado e acredita-se que pode ser de Raquel, desaparecida desde 31/12/2018.

A equipe de perícia só foi acionada pela Polícia Civil às 17h02 e chegou ao local às 17h45, ou seja, o tempo de chegada até o local não foi dito pelo apresentador. O que se constata é que a Perícia Criminal agiu com muita brevidade.

Informações adicionais importantes são as de que a referida equipe de perícia já havia atendido outras dez ocorrências antes de ter sido acionada. Enquanto os profissionais aguardavam no local a chegada do Corpo de Bombeiros, outras duas ocorrências já haviam aparecido no sistema para serem atendidas.

Atrasos no atendimento podem ocorrer devido a duas circunstâncias enfrentadas rotineiramente pela Polícia Científica: (1) a demora no acionamento e (2) a falta de profissionais da perícia, especialmente na carreira de Peritos Criminais.

Compartilhe: