Governador descumpre promessa mais uma vez


Primeiro foi em novembro. Em entrevista à rádio Bandeirantes, o governador do estado de São Paulo anunciou, com pompa, que iria cumprir sua obrigação, a de nomear os peritos criminais aprovados em concurso. “Estamos nomeando 64 delegados, 264 escrivães, 907 investigadores, num total de 1240 novos policiais”, ele declarou na manhã do dia 1º. “Também vamos nomear 324 servidores para a Polícia Técnico Cientifica, entre peritos criminais, fotógrafos, desenhistas e auxiliares de necropsia”

(http://sinpcresp.org.br/posts/governador-descumpre-promessa-de-nomear-peritos-criminais-aprovados-em-concurso).

Tudo isso aconteceria às 16h30. Pois o governador nomeou os 1240 novos policiais. Mas deixou os profissionais de perícia técnica para outro dia.
Depois, foi em 1º de dezembro (http://sinpcresp.org.br/posts/governador-promete-novamente-nomear-peritos-criminais-aprovados-em-concurso). Durante entrevista ao programa Mariana Godoy Entrevista, da Rede TV!, Alckmin garantiu: “A polícia científica, em uma semana estarão nomeados, todos os 324”, ele prometeu, ao vivo, em rede nacional. O Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (Sinpcresp), assim como toda a categoria, esperou, ansiosamente. Pois, dez dias se passaram e a nomeação, mais uma vez, não aconteceu.
O descaso do governador para com a própria palavra indica que ele não é sério em seus propósitos – e ainda assim parece mais interessado em se posicionar como candidato a presidente do que em fazer seu trabalho.
O problema é que, ao desconsiderar a nomeação de profissionais sérios, que apenas querem começar a trabalhar para o cargo a que têm direito, Geraldo Alckmin coloca a segurança da população em risco, assim como o próprio sistema Judiciário: sem um trabalho pericial bem feito, criminosos podem se livrar da cadeia (http://sinpcresp.org.br/posts/falta-de-peritos-traz-prejuizos-para-a-investigacao-no-estado-de-sao-paulo). Sinal claro dessa postura é o fato de que o Estado de São Paulo é o que menos investe em segurança pública (http://sinpcresp.org.br/posts/sao-paulo-e-um-dos-estados-que-menos-investe-em-seguranca-publica).
Nada mais resta à categoria, a não ser continuar cobrando. E sabendo que nenhuma nova promessa de Geraldo Alckmin, sobre este ou qualquer outro assunto, terá o menor valor.

Compartilhe: