DIA DO PERITO CRIMINAL


O Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (Sinpcresp) parabeniza a todos os peritos criminais pelo seu dia, comemorado em 04 de dezembro.

É o perito criminal o profissional responsável pela produção da prova material no inquérito policial e no processo criminal, o policial científico que realiza a perícia no local de crime e elabora o laudo que busca a verdade real e poderá esclarecer as circunstâncias de um delito, levar ao encarceramento de um suspeito ou à liberdade de um inocente.

A perícia criminal é a carreira que conta com profissionais de inquestionável  qualidade técnica, pessoas que oferecem o seu melhor para atender à população e ao Judiciário de forma adequada.

Em São Paulo, ainda há muito que fazer e exigir do Governo. Contudo, as conquistas dos últimos anos não devem ser esquecidas. Em nosso estado, a principal certamente foi a implantação da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), há 20 anos. Sabe-se, porém, que sua autonomia e estrutura não estão completas, pois há ausência de adequações e de criação de departamentos importantes, como Academia e Corregedoria próprias.

O Sinpcresp está pronto para continuar exigindo melhorias à carreira, tão necessárias para o dia a dia dos profissionais, e a conquistar maior espaço e reconhecimento.

Lei Federal define perito criminal como aquele que ingressou na carreira por meio de concurso público. Os peritos oficiais de natureza criminal, além de possuírem graduação específica exigida em concurso público, passam por cursos de formação e capacitação nas instituições às quais estão vinculados, têm fé pública e estão sujeitos aos mesmos impedimentos dos juízes, por exemplo, no exercício de suas funções.

Parabéns a todos os Peritos Criminais.

Compartilhe: