Categoria dos peritos criminais conquista a nomeação de 324 profissionais


Foram anos de luta da categoria dos peritos criminais e do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (Sinpcresp) e da Superintendência da Polícia Técnico Científica. Finalmente, na tarde desta terça-feira, 12 de dezembro, depois de muita pressão, o governador do São Paulo nomeou 324 profissionais aprovados em concurso em 2013. A página de Facebook do governo estadual divulgou um vídeo curto em que Geraldo Alckmin anuncia, com algum constrangimento, que finalmente cumpriu essa obrigação básica.

No vídeo (https://www.facebook.com/governodesaopaulo/videos/10156013654898653/), Alckmin fala sozinho, e brevemente:

"Com o doutor Mágino, secretário da Segurança Pública, e o doutor Ivan Miziara, superintendente da Polícia Técnico-Científica, nós acabamos de nomear 324 profissionais. Peritos criminais, fotógrafos técnicos periciais, desenhistas técnicos periciais, atendente de necrotério e auxiliar de necropsia. 324 novos policiais para a polícia técnico-científica do nosso estado".

O governador já havia prometido as nomeações por duas vezes, em 1º de novembro e 1º de dezembro. Agora, finalmente, a reivindicação do Sinpcresp, do Superintendente doutor Ivan Miziara e dos profissionais representantes da Segurança Pública do Estado de São Paulo é atendida. Em cada uma de suas falas, o doutor Ivan Miziara trouxe à baila a necessidade de melhorias para a Polícia Técnico Científica, em seu capital humano, infraestrutura e condições de trabalho. Sua luta constante trouxe essa vitória, mas, a batalha prossegue.

“São 133 peritos criminais nomeados, porém, vamos continuar na luta para que em 2018 a vacância de todos os setores seja eliminada, já que temos o tempo hábil de três meses antes das eleições para completar o quadro de profissionais da Polícia Científica”, diz Eduardo Becker, presidente do Sinpcresp e articulador de grandes conquistas para a categoria.

O sindicato vai continuar cobrando o governador a respeito da reposição salarial e da falta de estrutura mínima para trabalhar, além da óbvia necessidade de zerar a nomeação dos aprovados no concurso de 2013 (http://sinpcresp.org.br/posts/laboratorios-de-toxicologia-de-sao-paulo-nao-obtem-aproveitamento-maximo-em-teste-da-onu).

Também são exigidos investimentos para o setor, tão sucateado, e ainda com carência de profissionais (http://sinpcresp.org.br/posts/falta-de-peritos-traz-prejuizos-para-a-investigacao-no-estado-de-sao-paulo) – prova disso é o fato de que o Estado de São Paulo é o que menos investe em segurança pública (http://sinpcresp.org.br/posts/sao-paulo-e-um-dos-estados-que-menos-investe-em-seguranca-publica).

A vitória do Sinpcresp, mais uma (httpdo-pg-0005.pdf://sinpcresp.org.br/posts/conquistas-do-sinpcresp), merece celebração. No que depender do empenho de seus dirigentes, muitas outras virão.

 

Veja aqui O Diário Oficial com as nomeações:

do-pg-0005.pdf

Compartilhe: