SINPCRESP prestigia posse do novo superintendente da SPTC e diretores do IC e IML

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), Eduardo Becker, e os diretores, Agripino Bonani Filho, Fernando L. Valério, Franciso S. Melo, Nancia Garcia e Paulo R. Barricelli, prestigiaram, na tarde de sexta-feira (11), a posse do novo superintendente da Polícia Técnico-Científica, Mauricio Rodrigues Costa, do diretor do Instituto de Criminalística (IC), Mauricio da Silva Lazzarin e do diretor do Instituto Médico Legal (IML), Alexandre Marcos Inaco Cirino. O evento contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o General João Camilo Pires de Campos.

Mauricio Costa ressaltou o tamanho da Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo, composta pelo IC e pelo IML, como uma das maiores do mundo e a maior da América Latina. “Nós teremos muito trabalho pela frente e isso só será possível se reunirmos os esforços de todos”, disse.

Ele também citou a importância da aplicação da tecnologia para a execução de um serviço de ponta e do investimento em bancos de dados de DNA, balística e impressões digitais. Por fim, estabeleceu quatro prioridades a serem cumpridas: a melhoria no atendimento ao local de crime, a expedição de laudos com rapidez e qualidade, a implementação de procedimentos operacionais administrativos e técnicos, e a formação e atualização continuada dos profissionais.

“Essas serão as nossas metas. Podem parecer poucas, mas se conseguirmos efetivá-las, será um grande ganho para a nossa sociedade. Contamos com o apoio do secretário para que possamos fazer a instituição ainda maior, pois tudo o que acontece na Polícia Científica do Estado de São Paulo reflete em todo país”, afirmou o superintendente.

O secretário, em sua fala, valorizou a importância das polícias para a sociedade e dos seus profissionais que são os responsáveis por “proteger e assegurar a vida, os patrimônios, a dignidade, a esperança e as vontades dos cidadãos”. Ele elogiou a Polícia Técnico-Científica, o seu trabalho pericial e caracterizou a segurança pública como um triângulo equilátero, em que os vértices significam a tecnologia, a gestão de inteligência e a valorização das pessoas.

“A partir desta data, vocês tem um soldado ao seu lado para somar e contribuir. Foi por isso que aceitei o convite para voltar, colocar de novo a mochila nos ombros e servir a São Paulo, ao Brasil mas, acima de tudo, às pessoas e seus familiares que compõem o nosso sistema de segurança pública”, declarou o general.

“O secretário de segurança pública é conhecedor da área e demonstrou enorme preocupação com os valores humanos da nossa constituição e, principalmente, com os integrantes da SSP que compõem as três policias, valorizando o cuidado com os profissionais que zelam diariamente pelo patrimônio e pela segurança do povo bandeirante”, avaliou o presidente do SINPCRESP.

Também estiveram presentes ao evento os diretores e chefes dos núcleos do estado, Celso Perioli, que já foi secretário nacional de Segurança Pública e também superintendente da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo, Luiz Frederico Hoppe, representando a Associação dos Médicos Legistas de São Paulo (Amlesp) e alunos da Academia de Polícia (Acadepol).