SINPCRESP COMEMORA 20 ANOS DA CRIAÇÃO DA POLÍCIA TÉCNICO-CIENTÍFICA

Na quinta-feira, 16 de agosto, o Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (Sinpcresp) realizou o “Evento Comemorativo dos 20 anos da criação da Polícia Técnico-Científica", no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Participaram das comemorações peritos criminais de várias regiões do estado, parlamentares, representantes do Poder Executivo, do Ministério Público, do Tribunal de Justiça, da Ouvidoria da SSP, do Instituto Sou da Paz, da Associação de Defesa dos Integrantes da Segurança Pública do Estado de São Paulo (Adispesp), do Sindicato dos Escrivães de Polícia do Estado de São Paulo (Sepesp), da Federação das Entidades dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo (Fespesp), da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo (Fesspesp), do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape SP), da Associação de Médicos Legistas do Estado de São Paulo (AMLESP) e da Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis).

O presidente do SINPCRESP, Eduardo Becker Tagliarini, falou das lutas e das conquistas da entidade. “É o momento de continuarmos a lutar. Conquistamos muita coisa com a implantação da SPTC, mas precisamos buscar mais. O sindicato existe para isso: ouvir os pleitos dos peritos criminais e demais carreiras, importantes para a Polícia Técnico-Científica, pois é o conjunto que permite que continuemos a trabalhar de forma integrada para atender a população e ao Judiciário de forma condizente”.

Na ocasião, foram homenageados com placas e canetas (como símbolo de pedido da criação de novas leis que prestigiem e defendam a categoria), apoiadores da instituição, como o secretário adjunto da pasta da Segurança Pública, Sérgio Turra; os deputados estaduais Ed Thomas, Coronel Camilo, Coronel Telhada, Jooji Hato e Wellington Moura; os ex-superintendentes da Polícia Técnico-Científica das duas últimas décadas, Dr. Celso Perioli e Dra. Norma Bonacorso; e os peritos criminais aposentados, Antonio Nogueira e Paulo Villa Hutterer, representando os aposentados das carreiras integrantes da SPTC.

Sérgio Turra falou da representação forte do presidente do Sinpcresp, sempre buscando melhorias para sua categoria profissional, e de sua participação no grupo de trabalho que estuda a transferência das Polícias Civil e Científica para a pasta para Secretaria de Justiça. Parabenizou a autonomia da Polícia Técnico Científica que, apesar de ocorrida há mais de 20 anos, ainda não é plena, mas cresceu muito e presta excelente trabalho à sociedade. Turra encerrou dizendo esperar que um dia a instituição possa chegar à excelência de estrutura e adequação.

O deputado estadual Wellington Moura fez abertura e presidiu a mesa, passando a presiência posteriormente ao deputado estadual do Coronel Telhada que falou de sua atuação em prol das forças de segurança e da Polícia Técnico-Científica, por meio de projetos de lei que visam melhorias às categorias.

Roberto Auler neto, superintendente em exercício, Mauricio Rodrigues Costa, diretor do Instituto de Criminalística, e o diretor do IML, Luiz Henrique Azevedo, falaram da importância dos Institutos de Criminalística e Médico Legal, que contam com os melhores profissionais do país e são exemplos pela qualidade técnica.

O primeiro superintendente da SPTC, Celso Perioli, falou de sua trajetória na Polícia Técnico-Científica e do desafio de implantar uma nova estrutura. “Procurei sempre fazer meu melhor no período em que estive como superintendente. Cometi erros, acertos e, assim como na vida, aprendi com os erros e procurei aperfeiçoar os acertos”, avaliou. Norma Bonaccorso, a primeira mulher no comando geral de uma instituição da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, substituiu Perioli na Superintendência. Ela contou sobre as conquistas na continuidade dos trabalhos e a implantação de projetos e iniciativas que contribuíram com a qualidade e agilidade das atividades. “A Polícia Técnico Científica é isenção e busca da verdade”, ressaltou.

As comemorações contaram também com palestras sobre nutrição, com o consultor de saúde Eros Escobar; sobre persecução penal, com o perito criminal Carlos Coana; e sobre VANT na perícia criminal, com o perito criminal paranaense Augusto Pasqualini Neto.

Becker agradeceu a colaboração dos diretores do sindicato que contribuíram com organização do evento, Claudemir Dias, Paulo Barricelli e Nanci Garcia. Ao final, os convidados foram recepcionados com um coquetel no Espaço São Paulo, na Alesp.